Home Futebol International Board anuncia mudanças nas regras do futebol; cartão azul fica de fora

International Board anuncia mudanças nas regras do futebol; cartão azul fica de fora

Polêmica regra que incluiria novo cartão no futebol não será implementado pela Fifa nos torneios profissionais

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo
International Board anuncia mudanças nas regras do futebol; cartão azul fica de fora

IFAB anuncia novas regras do futebol (Foto: Divulgação/Facebook IFAB)

A partir de 1/7/2024, mais novidades nas regras do futebol deverão ser implementadas. A International Board (IFAB) aprovou nesta semana em reunião de sua Assembleia Geral Anual, na Escócia, algumas alterações nos regulamentos do esporte.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Tais regras já deverão começar a ser usadas a partir de julho, com a IFAB, órgão ligado à Fifa, permitindo às federações nacionais e organizadoras de ligas e competições a implementar em seus torneios (muitos deles em atividade, caso do Brasileirão Série A) as alterações aprovadas pela entidade

O que muda nas regras

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dentre as regras aprovadas pela IFAB, está a adoção permanente da substituição de atletas que tenham sofrido concussões em campo. Esta alteração, que vinha sendo testada nas competições, como a última Copa do Mundo, permitirá que times possam trocar atletas neste caso sem prejuízo das cinco alterações que todo time tem direito a fazer nas partidas de futebol.

Além disso, as novas regras do futebol implementarão que os capitães dos times deverão usar braçadeiras de identificação e determinam a responsabilidade dos jogadores sobre o uso das caneleiras, em termos de tamanho e adequação destas ao uniforme.

Outra parte da mudança das regras versa sobre as chamadas ‘infrações de mão não deliberadas’ em lances de pênalti ‘deverão ser tratadas como todas as outras faltas’, bem como indicar que a bola, ou parte dela, deverá tocar ou ultrapassar o centro da marca do pênalti e que invasões da área nestes lances somente renderão que uma cobrança seja refeita se houver impacto no lance.

PUBLICIDADE

Cartão azul fora

PUBLICIDADE

No entanto, a regra que mais gerou repercussão não passou pelo crivo da International Board. O ‘cartão azul’, que renderia a suspensão temporária de jogadores (por dez minutos), de jogadores que cometessem infrações de simulação, antijogo e atos de indisciplina contra a arbitragem, foi reprovado pela IFAB.

O novo cartão, que chegou a ser noticiado e dado como certo por alguns portais de que passaria a ser usado, recebeu diversas críticas de personagens do futebol. Carlo Ancelotti e Jürgen Klopp foram dois que, publicamente, dispararam contra a ideia, esta também refutada pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino.

“Não haverá qualquer cartão azul na elite. Esse é um tópico que não existe para nós. A Fifa é completamente contra o cartão azul. Estamos sempre abertos à ideias e propostas, mas também precisamos proteger a essência e a tradição do futebol. Não haverá cartão azul”, disse Infantino segundo o GE.

Better Collective