Conmebol definiu os grupos da Libertadores em 2024 na última segunda (18). (Créditos: Ricardo Moreira/Getty Images)
Na segunda-feira (18), a Conmebol sorteou os grupos da Libertadores para a edição de 2024. As equipes com maiores chances de passar para a próxima fase foram objeto de análise de torcedores e comentaristas da mídia esportiva. Durante o programa Depois do Jogo, o comentarista Julio Gomes cravou os seus preferidos.
Julio Gomes vê vantagem de times brasileiros na Libertadores
Na sua participação, o comentarista esportivo iniciou sua análise com o Grupo A que conta com: Fluminense, Cerro Porteño, Alianza Lima e Colo-Colo. Na sua opinião, qualquer um dos times estrangeiros pode se cravar na segunda colocação, mas viu grande vantagem do Tricolor Carioca afirmando: “Chances dos 18 pontos e se posicionar bem entre as melhores campanhas, e tem a vantagem de não jogar na altitude”.
No Grupo B, se encontram: São Paulo, Barcelona, Talleres e Cobresal. Para Julio Gomes, os adversários para o Tricolor Paulista são ótimos e explica: “O Grupo do São Paulo é um grupo para passear mesmo. Talvez uma dificuldade com Talleres (…) e também é boa a logística, o problema do São Paulo é a desconfiança com o técnico”.
No Grupo C na Libertadores, os times sorteados são: Grêmio, Estudiantes, The Strongest e Huachipato. Para Julio Gomes, são confrontos mais complicados, mas ele acredita que os rivais do Tricolor Gaúcho podem ter mais problemas para enfrentar o clube brasileiro. Entretanto, alertou a questão de altitude na Bolívia contra The Strongest.
O Grupo D conta com LDU, Junior Barranquilla-COL, Universitario-PER e Botafogo. Apesar das chances contrárias no sorteio, o Glorioso “teve sorte”, pois poderia ter sido sorteado com outros clubes. No entanto, o jornalista aponta que a LDU e Universitario são adversários complicados, mas vê chances do time carioca obter a liderança do grupo.
Por outro lado, no Grupo E estão: Flamengo, Bolívar, Millonarios e Palestino. Na opinião do comentarista, o Rubro-Negro não deve ter nenhum problema. Uma das questões apontadas por Landim são os deslocamentos para Bolívia e Colômbia. Logo, Julio Gomes crava o Mais Querido como líder.
No Grupo G, composto por: Peñarol, Atlético-MG, Rosário Central e Caracas, o comentarista prevê confrontos nivelados. Para estes adversários na Libertadores, o cronista esportivo crava que o Galo deve “nadar de braçada”.
O último dos clubes brasileiros na Libertadores, o Palmeiras, está no Grupo F, junto a Independiente del Valle, San Lorenzo e Liverpool-URU. Para Gomes, o grupo do Alviverde é mais difícil em relação a outros times nacionais, mas aponta o Verdão com uma das melhores campanhas da primeira fase, apesar dos rivais de renome.
Finalmente, Gomes analisou o Grupo H da Libertadores que tem: River Plate, Libertad, Deportivo Táchira e Nacional, onde cravou o time argentino como o vencedor. Inclusive, o River vive grande momento e se torna um dos grandes candidatos para uma boa campanha no continental.

