Home Futebol Manchester United x Liverpool: tudo sobre o jogo da FA Cup

Manchester United x Liverpool: tudo sobre o jogo da FA Cup

Partida representa salvação da temporada para o time de Erik Ten Hag, principalmente em razão do fraco desempenho da equipe na Premier League

Renato Roschel
Editor-chefe do Torcedores.com. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.
Casemiro

Casemiro estará em campo amanhã em jogo do Manchester contra o Liverpool pela FA Cup (IMAGO / Sports Press Photo)

Manchester United

O percurso do Manchester United nesta temporada está muito longe das expectativas — Antony e Erik Ten Hag que o digam. No cenário europeu, o desempenho foi decepcionante, com a equipe amargando a última posição do seu grupo na Champions League, sendo superada por Galatasaray e FCK, e na Premier League a equipe não conseguiu engrenar e segue na sexta colocação.

PUBLICIDADE

Contudo, a presença cada vez mais decisiva de Rasmus Højlund no ataque do time parecia que fevereiro traria uma reviravolta, após a equipe conquistar quatro vitórias consecutivas no campeonato e chegar perto do quarto lugar na classificação, o que garante estar na  próxima Champions League. Mas lesões, incluindo a do atacante dinamarquês, e derrotas recentes, colocaram o objetivo uma vez mais distante da equipe, segundo o site Tipsbladet.

Ainda que o top-4 permaneça como uma meta essencial, o sucesso na FA Cup se mostra igualmente importante. Essa competição representa a última chance do Manchester United para conquistar um troféu nesta temporada, e é esperado que a equipe entre em campo no domingo com toda a força para garantir sua continuidade no torneio.

PUBLICIDADE

Para a felicidade do técnico Erik ten Hag, há boas novidades relacionadas ao retorno de Rasmus Højlund. Ainda há expectativa pela recuperação de jogadores como Maguire, Mount e Wan-Bissaka.

Em contrapartida, as ausências prováveis de Martial, Shaw, Martinez e Malacia ainda preocupam a torcida e a comissão técnica.

Michael Olise no radar

Com uma temporada tão ruim, a prioridade da diretoria do Manchester agora é fortalecer o setor ofensivo da equipe. Por isso, segundo informações do ESPN, o clube de Old Trafford tem interesse em Michael Olise, jogador do Crystal Palace. O ponta-direita tem enfrentado problemas com lesões nesta temporada, mas sempre que entrou em campo, mostrou desempenho notável. Seus números falam por si, com 6 gols e 6 assistências em 11 partidas.

De acordo com o site Goal, Aaron Wan-Bissaka pode ser incluso nas negociações para contratar o francês. O Manchester United estaria disposto a ceder o jogador como parte do pagamento para reduzir o valor de Michael Olise.

PUBLICIDADE

Liverpool

A performance impressionante do Sparta Praga sob o comando de Brian Prisk pode não ser o melhor parâmetro para medir o verdadeiro nível do Liverpool, mas a vitória expressiva por 11 a 2 no agregado das duas partidas das oitavas de final da Europa League destaca a excelente fase vivida pela equipe. 

Com Jürgen Klopp no leme, o Liverpool mantém uma trajetória bem-sucedida na Premier League, colecionando oito vitórias nos últimos dez jogos, o que propiciou a ascensão ao segundo lugar da tabela. Após um período afastado, Mohamed Salah retornou ao time no jogo contra o Manchester City, adicionando ainda mais qualidade ao já explosivo ataque do Liverpool que, no ano de 2024, não tem encontrado dificuldades para encontrar o caminho do gol. 

Uma pausa no futebol de clubes está no horizonte e, para o azar do Manchester United, isso significa que Klopp não precisará poupar seus principais jogadores no próximo confronto. O Liverpool, porém, enfrenta alguns problemas com ausências significativas, já que Alisson, Alexander-Arnold, Jota, Matip, Curtis Jones, Thiago Alcântara e Bajcetic estão fora, e há dúvidas sobre a participação de Konate e Gravenberch. 

Prováveis escalações

Manchester United (4-2-3-1): Onana; Dalot, Varane, Maguire e Lindelof; Mainoo e Casemiro; Garnacho, Fernandes e Rashford; Højlund

Liverpool (4-3-3): Kelleher; Bradley, Quansah, Van Dijk e Gomez; Mac Allister, Endo e Szoboszlai; Salah, Núñez e Luis Díaz

Retrospectiva

Embora o primeiro enfrentamento da temporada entre Manchester United e Liverpool tenha ficado num empate sem gols em Anfield, a forma atual do Liverpool dificilmente permite imaginar um resultado semelhante na próxima ocasião.

PUBLICIDADE

A equipe da casa tem enfrentado desafios consideráveis na sua linha defensiva durante a temporada, o que se torna uma preocupação ainda maior quando se tem pela frente um ataque tão eficiente quanto o do Liverpool.

O Manchester United, por sua vez, entrará em campo no domingo à tarde com a missão de conquistar uma vitória em seu território, o Old Trafford. A possibilidade de um confronto equilibrado é real, dado o histórico de boas atuações do time em casa. No entanto, a fase atual do Liverpool é tão impressionante que superá-los parece uma tarefa árdua. 

Dados da Partida

Dia do jogo: Domingo, 12h30 (horário de Brasília)

Local: Old Trafford, Manchester

PUBLICIDADE

Árbitro: John Brooks