Home Futebol Maratona de jogos é um dos desafios do Corinthians na Sul-Americana; saiba mais

Maratona de jogos é um dos desafios do Corinthians na Sul-Americana; saiba mais

Timão terá dois meses complicados pela frente na busca pela classificação na competição internacional

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.
Corinthians na Copa Sul-Americana em 2023

Corinthians na Copa Sul-Americana em 2023 (Rodrigo Coca / Agência Corinthians)

Depois de chegar na semifinal da Copa Sul-Americana em 2023, o Corinthians voltará a disputar o torneio nesta temporada, buscando o inédito título. Cabeça de chave do Grupo F, a equipe alvinegra terá que superar alguns desafios para garantir sua vaga para a fase de oitavas de final do campeonato.

PUBLICIDADE

O principal deles é em relação ao calendário, já que entre os meses de abril e maio o Timão terá pela frente não só a competição sul-americana, como o início do Brasileirão e a disputa da 3ª fase da Copa do Brasil.

Dentre os adversários na Copa Sul-Americana, o destaque fica para o Argentinos Juniors, com a equipe paulista ainda precisando resolver uma dívida pendente com o volante Fausto Vera.

PUBLICIDADE

Confira abaixo o que o Corinthians terá pela frente no torneio

Maratona de jogos

Depois de eliminar o São Bernardo na 2ª fase da Copa do Brasil no dia 14 de março, o Timão iniciou uma mini pré-temporada para encarar as três competições que terá pela frente nos próximos meses. Serão 16 jogos a serem disputados entre os meses de abril e maio. Veja abaixo as datas previstas para o Corinthians entrar em campo (C – partidas como mandante / F – partidas como visitante):

  • 2/4 – Copa Sul-Americana – Racing-URU (F)
  • 9/4 – Copa Sul-Americana – Nacional-PAR (C)
  • 13/4 – Campeonato Brasileiro – Atlético-MG (C)
  • 17/4 – Campeonato Brasileiro – Juventude (F)
  • 20/4 – Campeonato Brasileiro – Red Bull Bragantino (F)
  • 23/4 – Copa Sul-Americana – Argentinos Juniors (F)
  • 27/4 – Campeonato Brasileiro – Fluminense (C)
  • 1/5 – Copa do Brasil – 3ª fase – jogo de ida
  • 4/5 – Campeonato Brasileiro – Fortaleza (C)
  • 7/5 – Copa Sul-Americana – Nacional-PAR (F)
  • 11/5 – Campeonato Brasileiro – Flamengo (F)
  • 14/5 – Copa Sul-Americana – Argentinos Juniors (C)
  • 18/5 – Campeonato Brasileiro – Botafogo (C)
  • 22/5 – Copa do Brasil – 3ª fase – jogo de volta
  • 25/5 – Campeonato Brasileiro – Atlético-GO (F)
  • 28/5 – Copa Sul-Americana – Racing-URU (F)

Importante frisar que os jogos do Brasileirão ainda podem ter pequenos ajustes em relações as datas enquanto na Copa do Brasil ainda está pendente o sorteio para definir os duelos e mando de campo, em data que ainda será definida pela CBF.

Exigência física do elenco do Timão

Neste começo de temporada o Corinthians já teve jogadores que deixaram de treinar com o elenco profissional para se recuperar de lesões, casos de Maycon, Diego Palacios, Raniele, Igor Coronado, Pedro Raul e Yuri Alberto. O camisa 7 inclusive só deverá estar à disposição de António Oliveira na estreia do Brasileirão.

PUBLICIDADE

Com um intervalo curto entre os jogos, a comissão técnica terá que fazer um trabalho preventivo muito forte para minimizar o impacto físico no elenco profissional, podendo ter os jogadores nas melhores condições possíveis na maratona citada acima.

Situação com Argentinos Juniors

O Timão ainda segue com uma dívida pendente com a equipe argentina por conta da contratação de Fausto Vera. Inclusive a equipe paulista foi condenada pela Fifa com Transfer Ban em fevereiro deste ano.

Esse clima nos bastidores deve dar um algo a mais nas partidas entre Corinthians e Argentinos Juniors na Copa Sul-Americana.

Retrospecto favorável do Corinthians contra rivais

O clube alvinegro não terá nenhum confronto inédito nessa edição da Copa Sul-Americana, ao menos na fase de grupos. Isso porque o Timão já enfrentou seus três adversários do Grupo F.

PUBLICIDADE

Contra o Racing-URU foram duas partidas pela Copa Libertadores da América em 2010, com vitórias por 2 x 1 em casa e 2 x 0 como visitante.

Já o Nacional-PAR foi adversário do Timão no ano do título alvinegro em 2012, com triunfos em por 2 x 0 e 3 x 1.

O Argentinos Juniors encarou o Corinthians em três oportunidades. A vitória do time paulista aconteceu em confronto amistoso, com placar de 1 x 0. Mas em 2023 a equipe argentina impactou diretamente na eliminação alvinegra na fase de grupos da Copa Libertadores da América, vencendo o jogo realizado no Brasil por 1 x 0 e tendo um empate por 0 x 0 na partida de volta na Argentina.

Viagens próximas para o Timão

Apesar da maratona de jogos citada acima, o sorteio beneficiou a logística do time treinado por António Oliveira. Isso porque o Corinthians evitou viagens para países mais distantes e com isso pode ganhar um tempo precioso de preparação e treinos entre os jogos das competições que o clube terá pela frente nesses dois próximos meses.

PUBLICIDADE