Home Futebol Mauro Cezar detona CBF após decisão sobre a Copa América: “Resposta cretina”

Mauro Cezar detona CBF após decisão sobre a Copa América: “Resposta cretina”

Comentarista criticou o que foi publicado pela entidade máxima do futebol brasileiro como resposta oficial a um pedido dos clubes sobre a disputa do torneio de seleções

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.
Sede da CBF

Nota da CBF sobre a Copa América foi criticada pelo jornalista Mauro Cezar. (Crédito: Divulgação/CBF)

A Copa América 2024 será disputada sem que o Brasileirão Série A e Copa do Brasil sejam paralisados, o que tem gerado incômodo nos clubes. No dia 15 de fevereiro, equipes enviaram à CBF um pedido sobre a alteração do calendário, para que não fossem prejudicados.

PUBLICIDADE

Porém, em resposta, a Confederação Brasileira de Futebol recusou a proposta e sugeriu que os clubes mantenham elencos preparados para os desfalques. O comentarista Mauro Cezar Pereira em seu X, antigo Twitter, repostou uma publicação de Rodrigo Mattos, jornalista do UOL sobre o assunto.

Mauro Cezar disse que a resposta dada pela CBF aos clubes era “cretina”.

PUBLICIDADE
“Resposta cretina que parte daquela que nunca precisou pagar multa rescisória, manter divisões de base, contratar, bancar folha de pagamento de jogadores. Apenas usa os atletas dos clubes”, diz a publicação de Mauro Cezar Pereira

A nota oficial da CBF em resposta aos clubes

A CBF respondeu os clubes sobre o ofício enviado no último mês e fez o que julgou ser os “esclarecimentos necessários”. Segundo a entidade, o ofício foi considerado “essencial para manter o diálogo”, mas logo citou a elaboração do calendário com a assinatura dos clubes ainda em 2023.

“Ao receber a proposta e em respeito aos envolvidos, a CBF imediatamente acionou diferentes áreas internas da entidade para a realização de estudos e simulações, o que demanda tempo. Também consultou os parceiros comerciais envolvidos na competição, entre eles a principal empresa detentora dos direitos de transmissão da Série A da Copa do Brasil. O calendário para as competições de futebol masculino de 2024 foi divulgado em outubro de 2023, há quatro meses, e conseguiu-se, pelo segundo ano consecutivo, evitar conflitos com datas FIFA”, publicou a CBF em nota.

A entidade ainda apontou que o pedido dos clubes desvalorizaria a Copa do Brasil, já que haveria uma pausa de quatro meses entre as quartas e a semifinal. A CBF indicou prejuízo após consultar “a empresa detentora dos direitos de transmissão da Série A e da Copa do Brasil”.

PUBLICIDADE

“Infelizmente, mudança pretendida afeta diretamente o cumprimento dos contratos, bem como dos contratos celebrados com os patrocinadores que fizeram todo o planejamento com base nas datas previamente divulgadas pela CBF; A proposta de alteração do calendário de 2024 foi enviada após o início de diversos campeonatos estaduais e regionais e às vésperas do início da 1ª fase da Copa do Brasil, o que poderia gerar ajustes desiguais e que não envolveriam a integralidade do calendário do futebol nacional e todas as suas competições”, apresentou a CBF.

A entidade que gere o futebol brasileiro concluiu a nota negando a alteração do calendário.

“Diante destas e de outras razões expostas na íntegra do ofício anexo, a CBF informa que não é possível acolher o pedido de alteração do calendário de 2024”, publicou a confederação.