Botafogo empatou com o Bragantino e foi para a Libertadores (Vitor Silva / Botafogo)
O comentarista Mauro Cezar Pereira disse, em sua coluna do UOL Esporte, que os clubes cariocas volatam a ser protagonistas do futebol brasileiro. Ele lembrou a fala de Tite sobre o Campeonato Carioca – que depois foi corrigida pelo treinador – e disse que isso gerou uma discussão “tola”.
Tite se corrigiu posteriormente e disse que os quatro grandes clubes do Rio estariam à frente dos outros rivais do futebol brasileiro. Para Mauro Cezar, o técnico acertou na observação.
“Palavras de Tite, que geraram uma (tola) polêmica amplamente explorada em São Paulo, quando disse que o do Rio de Janeiro era o mais dificil entre os campeonatos estaduais. Ciúmes mil e muita discussão por nada”, disse Mauro Cezar, que seguiu:
“Irrelevante debate, mas no recorte entre os principais clubes de cada Estado, é fato que após muito tempo o futebol carioca consegue um protagonismo que há muito tempo não se via.”
Mauro Cezar lembrou última vez que três cariocas foram para a Libertadores
O contexto se deu após o Botafogo empatar por 1 a 1 com o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, e garantir vaga na fase de grupos da Copa Libertadores da América, onde estará ao lado de Flamengo e Fluminense.
Mauro Cezar lembrou a última vez que três clubes do Rio de Janeiro estiveram na competição continental: 2012.
“O campeonato brasileiro de 2011 foi ganho pelo próprio Tite, com o Corinthians, seguido de Vasco, vice-campeão, Fluminense, terceiro, e Flamengo, quarto colocado. Assim, em 2012 três times do Rio de Janeiro foram à Libertadores na mesma temporada pela última vez. Algo muito raro.”
Os clubes cariocas ficaram sem ganhar a Libertadores de 1998, com o Vasco, a 2019, quando o Flamengo voltou a ser campeão. Em 2022 o Flamengo foi campeão mais uma vez e o campeão de 2023 foi o Fluminense, que conquistou seu primeiro título.

