Home Futebol Mauro Cezar diz que clubes cariocas são protagonistas no futebol brasileiro: “É fato”

Mauro Cezar diz que clubes cariocas são protagonistas no futebol brasileiro: “É fato”

Comentarista lembrou fala de Tite sobre o Campeonato Carioca e disse que a segunda declaração do treinador foi correta

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.
Mauro Cezar diz que clubes cariocas são protagonistas no futebol brasileiro: “É fato”

Botafogo empatou com o Bragantino e foi para a Libertadores (Vitor Silva / Botafogo)

O comentarista Mauro Cezar Pereira disse, em sua coluna do UOL Esporte, que os clubes cariocas volatam a ser protagonistas do futebol brasileiro. Ele lembrou a fala de Tite sobre o Campeonato Carioca – que depois foi corrigida pelo treinador – e disse que isso gerou uma discussão “tola”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Tite se corrigiu posteriormente e disse que os quatro grandes clubes do Rio estariam à frente dos outros rivais do futebol brasileiro. Para Mauro Cezar, o técnico acertou na observação.

“Palavras de Tite, que geraram uma (tola) polêmica amplamente explorada em São Paulo, quando disse que o do Rio de Janeiro era o mais dificil entre os campeonatos estaduais. Ciúmes mil e muita discussão por nada”, disse Mauro Cezar, que seguiu:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Irrelevante debate, mas no recorte entre os principais clubes de cada Estado, é fato que após muito tempo o futebol carioca consegue um protagonismo que há muito tempo não se via.”

Mauro Cezar lembrou última vez que três cariocas foram para a Libertadores

O contexto se deu após o Botafogo empatar por 1 a 1 com o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, e garantir vaga na fase de grupos da Copa Libertadores da América, onde estará ao lado de Flamengo e Fluminense.

Mauro Cezar lembrou a última vez que três clubes do Rio de Janeiro estiveram na competição continental: 2012.

PUBLICIDADE

“O campeonato brasileiro de 2011 foi ganho pelo próprio Tite, com o Corinthians, seguido de Vasco, vice-campeão, Fluminense, terceiro, e Flamengo, quarto colocado. Assim, em 2012 três times do Rio de Janeiro foram à Libertadores na mesma temporada pela última vez. Algo muito raro.”

PUBLICIDADE

Os clubes cariocas ficaram sem ganhar a Libertadores de 1998, com o Vasco, a 2019, quando o Flamengo voltou a ser campeão. Em 2022 o Flamengo foi campeão mais uma vez e o campeão de 2023 foi o Fluminense, que conquistou seu primeiro título.

Better Collective