Home Opinião Mídia espanhola contra Vinícius Júnior às vésperas da chegada de Mbappé 

Mídia espanhola contra Vinícius Júnior às vésperas da chegada de Mbappé 

Controvérsia em torno da atitude de brasileiro em jogo da Champions levou vários jornalistas e comentaristas a criticá-lo, inclusive o ex-jogador merengue Predrag Mijatović

Renato Roschel
Editor-chefe do Torcedores.com. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.
Vini Jr e Willi Orban em disputa durante jogo pela Champions League.

Vini Jr dribla Willi Orban em jogo da Champions League entre Real Madrid e RB Leipzig (IMAGO/Ulrich Hufnagel)

Vinícius Júnior incomoda muita gente na Europa. Sua conduta heroica contra o racismo, por incrível que pareça, muitas vezes se transfigura em uma lente de aumento para todas as atitudes do jogador dentro de campo. Por esse motivo, as críticas vieram fortes quando o atacante do Real Madrid se desentendeu e agrediu o zagueiro Willi Orban, do RB Leipzig.

PUBLICIDADE

Vinícius deveria ter sido expulso no jogo válido pelas oitavas de final da Champions. Porém, esse tipo de confronto já aconteceu inúmeras vezes com o ex-atacante do Flamengo no papel de vítima das agressões. Em 2023, em jogo contra o Valencia pela La Liga, ele levou um mata-leão de Hugo Duro e incrivelmente acabou expulso.

Apesar desse histórico, no qual ele é muito mais alvo do que agente das agressões, o lance que envolveu o brasileiro nesta quinta (6) gerou um amplo debate na mídia espanhola. Para alguns especialistas, o ato foi interpretado como uma ofensa inegável.

As críticas dirigidas a Vinícius Júnior

Ícones históricos do Real Madrid, como o montenegrino Predrag Mijatović, foram contundentes ao avaliar a postura do atleta brasileiro. O ex-jogador e hoje analista na Cadena SER, não poupou críticas ao falar sobre o comportamento de Vinícius Júnior dentro de campo.

Para Mijatović, a camisa do Real Madrid não pode ser “manchada por atitudes que fujam à ética esportiva”. Essa reprimenda trouxe à tona a discussão sobre a conduta profissional esperada de atletas que representam uma entidade de classe mundial, como é o caso do Real Madrid.

Nesse caso é importante lembrar que quando Vinícius Júnior foi alvo das agressões, como no caso do jogo do Valencia e em vários outros casos, Mijatović não falou absolutamente nada.

PUBLICIDADE

Também é interessante ver que quando o brasileiro se coloca contra a praga do racismo nos campos europeus, a tal ética esportiva citada não vem à tona como deveria, nem mesmo pelo próprio Mijatović.

A atitude do jogador sob escrutínio da mídia

O fato ocorrido durante o jogo contra o Leipzig levou inclusive personalidades como o apresentador Manu Carreño a defender a importância de uma “reconstrução da imagem” de Vinícius Júnior, a começar por uma “reflexão profunda e uma possível mudança de postura”.

Carreño chegou a dizer que sempre estaria “ao lado de Vinícius” nos casos nos quais o jogador foi alvo de ataques racistas, porém, segundo o jornalista, no jogo contra o Leipzig, não houve nada nesse sentido.

PUBLICIDADE

Ao comentar o comportamento de Vinícius Júnior na partida contra o time alemão, Carreño chegou a comparar o atacante brasileiro como uma “bomba relógio”, que pode explodir a qualquer momento e “prejudicar” o Real Madrid.

O apresentador destacou a importância dos “valores e do respeito no cenário do Real Madrid”, argumentando que o talento sozinho não é suficiente para justificar comportamentos desrespeitosos com adversários e colegas de equipe.

Paradoxalmente, o mesmo Manu Carreño já publicou texto com o seguinte título: “É exagerado dizer que Ramos é violento em sua carreira“. Segundo o jornalista, era “vergonhoso” ver sites europeus afirmando que o zagueirão Sérgio Ramos era “violento”.

Aqui é importante lembrar que Ramos, entre outras coisas, retirou Salah de uma final de Champions depois de deslocar o ombro do atacante egípcio em uma jogada e assim como o luso-brasileiro Pepe, é lembrado pela extrema truculência nas jogadas.

PUBLICIDADE

Ramos invariavelmente arrumava confusões dentro de campo, porém, jamais teve de “reconstruir sua imagem” ou “mudar de postura” como o jornalista quer que Vinícius Júnior faça. Ao contrário, Manu Carreño defendia que a seleção espanhola deveria ter “mais jogadores como Sérgio Ramos”. Para ele, o zagueirão nunca foi uma “bomba relógio”, apesar de ter sido expulso dezenas de vezes na Champions League

A mesma mídia espanhola que sempre defendeu Sérgio Ramos, não hesitou em se posicionar contra o brasileiro, enfatizando a necessidade de uma “autoavaliação” por parte do atleta.

Jornalistas reconhecidos como Enrique Ortego e Tomas Roncero também condenaram a postura de Vini Jr. e realçaram os “riscos” que ele corre se não “ajustar prontamente” sua atitude, segundo o site Les Transferts.

Roncero também é outro “apaixonado” por Sérgio Ramos. Ao ponto de ter chorado ao vivo na TV espanhola quando o zagueiro encerrou seu vínculo com o Real Madrid. O mesmo jornalista chegou a dizer que Ramos era o “digníssimo capitão do Real Madrid“.

PUBLICIDADE

Jogadores do RB Leipzig acreditam que Vini Jr. deveria ter sido expulso

O confronto entre Vini Jr e Willi Orban, com o brasileiro chegando a segurar o pescoço do defensor, gerou muita reclamação na Alemanha. Há argumentos de que o árbitro deveria ter mostrado o cartão vermelho ao jogador naquela ocasião.

Após o apito final, jogadores do Leipzig manifestaram sua indignação à Sky Sport Germany. Eles acreditam que o incidente tinha potencial para uma expulsão direta.

“Se fosse um de nossos jogadores que tivesse agarrado o pescoço de um atleta do Real Madrid, com certeza teria sido expulso”, afirmou Benjamin Henrichs.

“Os árbitros não têm coragem de expulsar jogadores desse calibre. Ele me agarrou pelo pescoço com as duas mãos. Isso é uma falta de respeito”, disse Willi Orban.

PUBLICIDADE

É importante salientar que esse agitação em torno de uma “readequação de postura” de Vinícius Júnior vem justamente às vésperas da chegada de Kylian Mbappé ao Real Madrid.