Home Futebol Milly Lacombe defende fala de Cuca sobre feminismo: “Vem lutar com a gente”

Milly Lacombe defende fala de Cuca sobre feminismo: “Vem lutar com a gente”

Técnico do Athletico se pronunciou sobre caso de estupro depois de sua estreia na goleada por 6 a 0 sobre o Londrina

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.
Cuca em entrevista coletiva como técnico do Athletico

Cuca em entrevista coletiva como técnico do Athletico (Reprodução/RPC)

Na estreia de Cuca, o Athletico se classificou para as semifinais do Campeonato Paranaense ontem (10). Na Ligga Arena, o Furacão atropelou o Londrina, aplicando 6 a 0 com gols de Erick (2), Christian, Mastriani, Canobbio e Pablo.

PUBLICIDADE

Logo após o confronto, Cuca fez um pronunciamento sobre o caso de estupro contra uma menor com que se envolveu na Suíça em 1987.

O treinador do Furacão citou nominalmente a jornalista Milly Lacombe, que sugeriu ao treinador na semana passada que se engaje em ações sociais para prevenir a violência contra a mulher.

“Ela disse que isso não era sobre mim. Eu entendi o que ela quis dizer. Não é só sobre mim, mas é sobre mim também”, declarou Cuca. “O mundo do futebol e o mundo dos homens nunca tinha me cobrado nada, mas o mundo está mudando e eu acho que é para melhor”.

O técnico prosseguiu com sua fala. “Eu enxergava os problemas, mas me calei porque a sociedade permitia que eu, como homem, me calasse. Hoje entendo que o silêncio soa como covardia”, disse Cuca.

“Eu pensei que eu estava livre da minha angústia quando solucionei meu problema com a anulação do processo e a indenização. Mas entendi que não acabou porque não dependia apenas da decisão judicial, mas que eu precisava entender o que a sociedade esperava de mim. O que vocês vão ver de mim daqui para frente não serão palavras, serão atitudes”, prometeu.

PUBLICIDADE

Milly Lacombe: “Cuca pode evitar novas dores”

No podcast UOL News Esporte na manhã de hoje (11) no YouTube, Milly Lacombe repercutiu o discurso de Cuca. Para a comentarista, o depoimento do técnico do Athletico na coletiva foi ‘histórico’, pois o treinador ‘saiu do protagonismo para se implicar na questão’.

Milly Lacombe prometeu cobrar a promessa do técnico de ser um agente da transformação. “O que o Cuca disse não cicatriza as nossas velhas feridas, mas pode evitar novas dores”, disse a jornalista, que apoiou a intenção do treinador de educar os jogadores da base sobre feminismo.

“Me interessa ele topar sair do próprio conforto para falar com outros homens. Me interessa que nenhum outro jovem jogador bata em mulher. Me interessa a voz do Cuca nesse jogo sim”, acrescentou Lacombe, recordando que o técnico foi ovacionado pelos torcedores do Athletico neste domingo (10).

PUBLICIDADE

“Isso aqui é, pra gente que é feminista, um exercício de entender como a gente abre mão das nossas dores pra poupar as dores de garotas e mulheres do futuro. Vem Cuca, vem lutar com a gente”, completou.