Home Esportes Olímpicos Mulheres que fizeram história no esporte no Brasil

Mulheres que fizeram história no esporte no Brasil

O Brasil sempre teve mulheres protagonistas em todas as áreas, e no esporte não poderia ser diferente.

Beatriz Paparazo
Beatriz Paparazo é formada em jornalismo desde 2018 pela Universidade Anhembi Morumbi, está no Torcedores.com desde 2019 na cobertura de futebol brasileiro, internacional, feminino e outros esportes e hoje ocupa o cargo de editora-chefe do site. Contato: [email protected]
Daiane dos Santos, pioneira da ginástica artística no Brasil

Daiane dos Santos, pioneira da ginástica artística no Brasil - (Paul Gilham/Getty Images)

Pensando nisso, no Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Torcedores.com separou uma lista com atletas que, de alguma forma, foram importantes e marcaram a história do esporte representando a seleção brasileira.

PUBLICIDADE

Mulheres que marcaram o esporte no Brasil

Aída dos Santos – Atletismo

Durante as Olimpíadas de Tóquio, em 1964, a delegação do Brasil tinha apenas uma mulher: Aída dos Santos. Ícone do atletismo, ela ficou na quarta posição no salto em altura.

PUBLICIDADE

Maria Esther Bueno – Tênis

Com apenas 19 anos, Maria Esther Bueno levou o Brasil ao topo e conquistou o primeiro prêmio internacional da carreira, no Torneio de Wimbledon, um dos títulos mais cobiçados do tênis. A tenista ainda foi a primeira brasileira a levar um Grand Slam e esteve em primeiro no ranking mundial da modalidade.

Maria Lenk – Natação

Maria Lenk é a única mulher a fazer parte do Hall da Fama da Federação Internacional de Natação (FINA) e é pioneira em diversos quesitos, como no nado borboleta e como primeira latino-americana a participar dos Jogos Olímpicos, em 1932.

PUBLICIDADE

Hortência – Basquete

Hortência chegou à seleção brasileira com apenas 16 anos e fez história no basquete nas décadas de 70 e 90. A ex-jogadora entrou para o Hall da Fama de Basquete Feminino e para o Hall da Fama da Federação Internacional de Basquete (FIBA).

Jaqueline Silva e Sandra Pires – Vôlei de Praia

Logo no ano da estreia do vôlei feminino nas Olimpíadas, em 1996, o Brasil saiu com a medalha de ouro com dupla Jaqueline Silva e Sandra Pires, que ouviram o hino nacional do lugar mais alto do pódio.

PUBLICIDADE

Marta – Futebol

Marta levou o Brasil ao topo seis vezes com o prêmio de melhor jogadora do mundo pela FIFA (2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018). Além de conquistas pela seleção brasileira e por clubes, a jogadora tem um imensa lista de prêmios individuais na carreira.

Maurren Maggi – Salto em Distância

Maurren Maggi, no salto em distância, foi a responsável por trazer o primeiro ouro do Brasil na história das Olimpíadas em uma prova individual; o feito aconteceu nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

PUBLICIDADE

Maya Gabeira – Surfe

Pioneira entre as brasileiras no surfe, Maya Gabeira entrou para o Guinness World Records após bater dois recordes mundiais envolvendo a maior onda surfada por uma mulher na história: em 2018, uma onda de 20,7m e, dois anos depois, de 22,4m.

Daiane dos Santos – Ginástica Artística

Medalhista nos Jogos Pan-Americanos em 1999, 2003 e 2007, Daiane do Santos, campeã Mundial, é destaque na ginástica artística da história do Brasil e tem um movimento batizado com o seu nome: o “Dos Santos”.

PUBLICIDADE

Amanda Nunes – MMA

Amanda Nunes, campeã mundial de MMA, é a primeira mulher a conquistar dois cinturões do UFC e marcou a história do esporte.

Mulheres em destaque na atualidade

Além das pioneiras nos esportes, uma nova geração de mulheres vem surgindo para manter o Brasil em alta.

Como, por exemplo, Rayssa Leal, do skate, e Receba Andrade, da ginástica artística, que brilharam na Olimpíada de Tóquio, em 2020.

PUBLICIDADE

No mar, quem coloca o Brasil no lugar mais alto do pódio é Ana Marcela, nadadora campeã olímpica que compete em provas de maratona aquática.

No tênis, o Brasil viu novamente uma atleta brasileira brigar por títulos internacionais com o desempenho de Bia Haddad.