Home Futebol Nantes é punido após torcedores usarem sinalizadores em jogo da Ligue 1

Nantes é punido após torcedores usarem sinalizadores em jogo da Ligue 1

Brigade Loire, torcida organizada do FC Nantes no campeonato francês, levou o time a receber punições rigorosas da Liga de Futebol Profissional (LFP) da França

Renato Roschel
Editor-chefe do Torcedores.com. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.
Brigade Loire, torcida organizada o Nantes

Brigade Loire, torcida organizada o Nantes, levou time a receber punição na Ligue 1 (IMAGO / PanoramiC)

As torcidas podem sempre ter um papel decisivo na atmosfera dos jogos de futebol. Algumas delas empurram seus times para a vitória. Porém, no caso do Nantes, a Liga de Futebol Profissional (LFP) da França foi rigorosa quanto ao uso de determinados artefatos nas arquibancadas.

PUBLICIDADE

Após o último jogo do Nantes — time do brasileiro Douglas Augusto, ex-Corinthians e Fluminense — em seu estádio, La Beaujoire, que foi marcado pelos 25 anos da torcida Brigade Loire, ocorreram incidentes significativos. Com isso, a LFP aplicou medidas punitivas consideráveis, entre elas o fechamento do estádio para o público no próximo jogo em casa dos Canários, quando receberão a equipe do Lyon em 07 de abril. Além disso, a principal torcida do clube terá sua área fechada nos dois jogos subsequentes que terão lugar em seu estádio, privando-os de acompanhar de perto importantes duelos, como o contra o Rennes e o Lille.

A utilização de 281 sinalizadores culminou em uma paralisação momentânea da partida. As consequências foram imediatas, visto que os cartolas do futebol francês seguem firmes em sua posição de não tolerar tais comportamentos, mesmo que parte da torcida veja esses atos como uma forma de impulsionar e celebrar a sua equipe.

O FC Nantes viu-se recentemente confrontado com penalidades significativas, que terão um impacto direto sobre o engajamento dos seus fãs. Durante os últimos jogos do campeonato em seu estádio, algo estará notavelmente ausente: o apoio vindo das arquibancadas. As sanções impostas significam que a torcida não terá acesso à bancada Loire, a menos que o time consiga uma vaga nos playoffs para continuar competindo.

Em resposta a essas penalidades que o clube considerou excessivas, o FC Nantes manifestou sua insatisfação. A administração do clube deixou claro que não se vai acomodar passivamente diante dessas medidas e, com o desejo de reverter a situação, anunciou que levará o caso ao Comité Nacional Olímpico e Esportivo Francês (CNOSF).

Esta é uma tentativa de diálogo e conciliação na esperança de chegar a um resultado mais favorável, permitindo que a torcida nantaise possa voltar a ocupar seu lugar habitual e empurrar a equipe rumo ao sucesso nas partidas em casa que ainda restam na temporada.

PUBLICIDADE