Home Outros Esportes O que esperar da temporada 2024 da MLB

O que esperar da temporada 2024 da MLB

Confira uma análise de cada uma das equipes para próxima temporada da Major League Baseball

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Foto: Daniel Shirey/MLB Photos via Getty Images

Após uma offseason bastante agitada, a Major League Baseball está prestes a voltar para a temporada de 2024 com uma série na Coréia do Sul e o Opening Day marcado para 28 de março. A seguir nós vamos mostrar o que esperar de cada divisão neste ano e quem são os fortes candidatos a chegar na World Series.

PUBLICIDADE

Liga Americana – Divisão Leste

Embed from Getty Images

A divisão mais acirrada da MLB, o lado leste da Liga Americana tem todos os times projetados para vencer mais de 50% de seus jogos. No entanto, o título da divisão deve ser disputado entre Baltimore Orioles e New York Yankees. Após um 2023 decepcionante, o time do Bronx trouxe nomes de peso, como Juan Soto, Marcus Stroman, Alex Verdugo e Trent Grisham. Já os jovens talentos de Baltimore devem continuar a ascensão (o que inclui o prospecto número 1 da liga, Jackson Holiday) que lhes garantiu o segundo melhor recorde da última temporada. A adição de Corbin Burnes também traz uma experiência importante à rotação titular dos Orioles.

PUBLICIDADE

Com elencos semelhantes aos do ano passado, Tampa Bay Rays e Toronto Blue Jays devem ter mais um ano consistente e na busca por uma vaga de wild card. Com Lucas Giolito, única contratação de peso do Boston Red Sox, fora da temporada com uma lesão, 2024 deve ser mais um ano decepcionante para os torcedores da Nova Inglaterra, já que o roster deste ano não será muito diferente do de 2023.

Liga Americana – Divisão Central

Embed from Getty Images

A Divisão Central da Liga Americana provavelmente será a mais morna da MLB, e somente o campeão deve ir à pós-temporada. Embora o Minnesota Twins tenha perdido diversas peças do elenco que quebrou a maior sequência de derrotas consecutivas da história dos playoffs da liga (18), como Sonny Gray, Kenta Maeda, Jorge Polanco, Tyler Mahle e Emilio Pagan, este ainda é o roster mais completo da divisão, por isso o time deve vencê-la com uma campanha perto das 85 vitórias, como em 2023. A equipe que pode ameaçar por fora é o Cleveland Guardians, que tem uma boa rotação de arremessadores titular. Porém, a falta de talento no bastão deve manter o aproveitamento da equipe abaixo dos 50%.

Detroit Tigers e Kansas City Royals fizeram movimentações na offseason trazendo nomes com mais experiência, como Hunter Renfrow, Michael Wacha, Will Smith e Seth Lugo no caso dos Royals, e Maeda e Mark Canha nos Tigers. Embora essas tenham sido contratações interessantes, o status das equipes deve ser similar ao de 2023, ou seja, dificilmente ultrapassando a marca de 78 vitórias. Enquanto isso, o Chicago White Sox está projetado para ser um dos piores times da liga. A equipe tem um novo general manager e ligou o modo reconstrução (o que ficou claro após a troca de Dylan Cease aos Padres).

PUBLICIDADE

Liga Americana – Divisão Oeste

Embed from Getty Images

No lado oeste, o Houston Astros é mais uma vez o grande favorito a vencer a divisão e ser primeiro colocado da Liga Americana. Isso porque o time tem um dos melhores (senão o melhor) lineup da liga, além de ter um bom grupo de arremessadores, especialmente com a adição de Josh Hader. Na briga pela segunda colocação e pelas vagas de wildcard estão o Seattle Mariners e o Texas Rangers. O atual campeão da World Series perdeu alguns arremessadores importantes, e Scherzer e deGrom só voltam de lesão daqui alguns meses, o que deve prejudicar o desempenho da equipe. Já os Mariners tem um grupo sólido no montinho e bons nomes no ataque, mas o time precisará de mais consistência no bastão para ter sucesso.

Mike Trout está, de fato, desperdiçando sua carreira com o Los Angeles Angels. O time perdeu a maior estrela do beisebol e não fez contratações para melhorar significativamente o elenco que tem sido mais do que decepcionante nos últimos anos (a última vez que a equipe chegou aos playoffs foi em 2014). O Oakland Athletics também deve ter uma temporada fraca em 2024. Sem nenhum nome de destaque, os A’s correm o risco de ter o pior recorde da MLB este ano.

Liga Nacional – Divisão Leste

Embed from Getty Images

PUBLICIDADE

Praticamente com o mesmo time que teve sucesso em 2023, com 104 vitórias e um ataque extremamente produtivo, o Atlanta Braves deve brigar pelo primeiro lugar na Liga Nacional ao fim da temporada regular. Na segunda colocação da divisão, o Philadelphia Phillies lutará por uma das vagas de wild card. Com um lineup sólido e a adição de Zack Wheeler à rotação titular, a equipe tem tudo para tentar buscar a segunda World Series em três anos.

A esperança do torcedor do New York Mets é que o time volte à forma e vença mais do que 50% dos seus jogos, superando um 2023 decepcionante. Sem dúvida, a volta de lesão de Edwin Díaz deve ajudar o grupo de arremessadores. O Miami Marlins também está no pelotão de times medianos. A contratação de Tim Anderson foi boa, mas a saída de Jorge Soler e a lesão de Sandy Alcantara não ajudam a situação da equipe. Por fim, o Washington Nationals é outra equipe sem grandes pretensões em 2024, e corre o risco de ter o pior desempenho da temporada. O time está em modo reconstrução e espera ver o desenvolvimento dos jovens talentos no bastão.

Liga Nacional – Divisão Central

Embed from Getty Images

A Divisão Central deve ser bastante disputada entre St. Louis Cardinals, Chicago Cubs e Milwaukee Brewers, e o time que conseguir chegar mais perto de 85 vitórias deve levar a vaga para os playoffs. 2023 foi extremamente decepcionante para o torcedor de St. Louis, mas para não repetir o desempenho ruim da última temporada, a equipe trouxe três novos arremessadores interessantes: Sonny Gray, Lance Lynn e Kyle Gibson. Os Cubs também melhoraram no montinho, com a adição do canhoto Shota Imanaga e de Héctor Neris ao bullpen. Mas a principal contratação foi a do técnico Craig Counsell, que levou os Brewers aos playoffs em cinco dos últimos seis anos. Por fim, Milwaukee deu um passo para trás com a troca de Corbin Burnes e a lesão de Brandon Woodruff (que só volta em 2025), então é preciso ver se o time conseguirá manter o mesmo ritmo do ano passado.

PUBLICIDADE

O Cincinnati Reds pode ser uma grata surpresa nesta temporada se vencer mais de 50% das partidas. A esperança é que os jovens talentos consigam dar mais um passo à frente em seu desenvolvimento, assim como já aconteceu na última temporada. Para ajudar na ascensão desses talentos, alguns veterano foram contratados para dar mais profundidade ao elenco, como Frankie Montas, Nick Martinez, Emilio Pagán, Brent Suter e Jeimer Candelario. Já o Pittsburgh Pirates parece estagnado em sua reconstrução e, mesmo com nomes interessantes como Oneil Cruz e Ke’Bryan Hayes, o time deve ficar em último na divisão.

Liga Nacional – Divisão Oeste

Embed from Getty Images

Uma das divisões mais interessantes da MLB, o lado oeste da Liga Nacional tem o Los Angeles Dodgers como favorito a chegar na World Series. A equipe já estrelada adicionou os dois maiores nomes do mercado: os japoneses Shohei Ohtani e Yoshinobu Yamamoto. Isso sem falar da contratação de Tyler Glasnow e a volta de Walker Buehler para a rotação titular. O único time que não deve competir por nada na divisão é o Colorado Rockies, que não fez muita coisa nesta offseason e pode ter um dos piores recordes da liga.

A corrida pelo segundo lugar da divisão e uma vaga no wildcard deve ser intensa entre os outros três times, que fizeram adições importantes aos seus elencos. O Arizona Diamondbacks, atual vice-campeão, foi atrás de veteranos que vão contribuir bastante com o jovem elenco, como Eduardo Rodriguez, Joc Pederson e Eugenio Suárez. O San Diego Padres, que continua tendo um lineup recheado mesmo com a saída de Juan Soto, contratou Dylan Cease e Michael King para substituir Blake Snell na rotação titular. E o San Francisco Giants adicionou três nomes interessantes no bastão, com Jorge Soler, Matt Chapman e Jung Hoo Lee (que vem da Coréia do Sul), além do vencedor do Cy Young, Blake Snell.

PUBLICIDADE