Home Futebol Organizadas de Atlético-MG e Cruzeiro são banidas por Ministério Público

Organizadas de Atlético-MG e Cruzeiro são banidas por Ministério Público

Organizadas se envolveram em um tumulto nas ruas de Belo Horizonte; um torcedor faleceu após a confusão

Bruno Bravo Duarte
Bruno Bravo Duarte é um jornalista que atua como editor, redator e repórter há mais de dez anos. Formado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá em 2004, teve passagens por EQI Investimentos, Naspistas.com, Jornal Povo, Jornal do Rock e Niterói TV. Atualmente no Torcedores.com
Organizadas de Atlético-MG e Cruzeiro são banidas por Ministério Público

Torcedores do Cruzeiro em partida do Campeonato MMineiro (João Guilherme Arenazio/Getty Images)

As torcidas Galoucura, do Atlético-MG e Máfia Azul, do Cruzeiro, foram banidas temporariamente pelo Ministério Público de Minas Gerais. As duas organizadas se envolveram em um tumulto que resultou na morte de um torcedor, no último sábado. O anúncio foi divulgado nesta segunda-feira (04) e a punição é válida por dois anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A Galoucura está suspensa até o dia 4 de março de 2026. Já a Máfia Azul cumpre punição e a nova punição terá o seu início no dia 15 março de 2026, com término em 15 de março de 2028.

De acordo com o MP-MG, as duas torcidas estão impossibilitadas de utilizar qualquer camisa, faixa, bandeira, ou algo que possa identificar as organizadas. É previsto multa de até R$ 50 mil no caso de não cumprimento da ordem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Em observância aos princípios do contraditório e ampla defesa, a medida educativa aplicada nesta segunda-feira tem caráter cautelar, sendo que após a observância do direito de defesa das entidades acima mencionadas, a ser exercido e apreciado em até trinta dias, a medida será novamente analisada, sendo convalidada ou revogada”, destacou o Ministério Público.

Morte de torcedor

A briga aconteceu no último sábado, quando torcedores das duas agremiações se envolveram em um tumulto na  Avenida Tereza Cristina, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte, Minas Gerais. As duas torcidas se encontraram por volta das 14h30 (de Brasília), quando se deu início ao tumulto. De acordo com a Polícia Militar, três torcedores foram atingidos por balas.

A vítima é o motoboy Lucas Elias Vieira Silva, que chegou a ser transferido para o Hospital Santa Rita. O torcedor veio a falecer na sequência e dois suspeitos do crime foram detidos pela polícia.

PUBLICIDADE
Better Collective