Zé Rafael é um dos remanescentes do Verdão (Cesar Greco/Palmeiras)
Neste sábado (16), Palmeiras e Ponte Preta se enfrentam novamente em um mata-mata de Paulistão. As duas equipes, que já decidiram final de campeonato, também já se enfrentaram outras duas vezes na semifinal do estadual.
O último encontro aconteceu na semifinal de 2020. Na ocasião, o Palmeiras era comandado por Vanderlei Luxemburgo e venceu por 1 a 0, com gol de Patrick de Paula. O resultado colocou o Verdão na final, que venceu o Corinthians na decisão.
Esse confronto aconteceu cerca de três meses antes da chegada de Abel Ferreira ao Palmeiras. Foi nesse ano que o clube começou uma mudança de filosofia, resultando em diversos títulos.
Os remanescentes de Palmeiras x Ponte Preta de 2020
De 2020 para cá, disparado, o Palmeiras é quem manteve mais jogadores. Não só em relação a Ponte, mas em relação a praticamente todos os clubes do Brasil. O Verdão, nos últimos anos, tem contratado pouco e mantido a maioria dos jogadores.
Naquela partida, o Palmeiras entrou em campo com: Weverton; Marcos Rocha, Gómez, Felipe Melo (Luan) e Diogo Barbosa; Gabriel Menino (Scarpa), Patrick de Paula e Ramires (Bruno Henrique); Rony (Lucas Lima), Luiz Adriano e Willian Bigode (Zé Rafael). Técnico: Luxemburgo.
Dos que entraram em campo, Weverton, Marcos Rocha, Gómez, Luan, Menino, Zé Rafael e Rony seguem no clube. Praticamente todos como titular. O Palmeiras ainda tinha Raphael Veiga e Mayke que estavam no banco, mas não entraram. Ou seja, dos relacionados, nove seguem no elenco. Quase um time inteiro.
Já a Ponte Preta, teve: Ivan; Apodi (Índio), Wellington Carvalho, Trevisan e Guilherme Lazaroni; Dawhan (Danrley), Vinicius Zanocelo (Osman) e João Paulo; Jeferson (Moisés), Bruno Rodrigues e Roger (Alisson). Técnico: João Brigatti.
O único que estava naquela partida e está atualmente no clube é o técnico João Brigatti. Mas, ele deixou a Ponte em 2020 e retornou em outubro do ano passado.
Dos jogadores, não há nenhum remanescente daquela partida. Os grandes destaques do time eram Ivan, Apodi, Zanocelo, Bruno Rodrigues e Roger. Tirando Apodi e Roger, que já eram veteranos, os outros destaques foram jogar em grandes clubes.
Curiosamente, o atacante Bruno Rodrigues, que hoje joga no Palmeiras, estava na Ponte Preta naquele jogo.
O jogo de hoje
Palmeiras x Ponte Preta se enfrentam hoje (16), às 18h, na Arena Barueri, em jogo único. Quem vencer, avança à semifinal. Em caso de qualquer empate, a decisão será nos pênaltis.
Provável Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Zé Rafael, Richard Ríos (Rony) e Raphael Veiga; Flaco López e Endrick. Técnico: Abel Ferreira.
Provável Ponte Preta: Pedro Rocha; Igor Inocêncio, Castro, Luís Haquin, Mateus Silva e Gabriel Risso; Léo Naldi, Ramon e Elvis; Iago Dias e Jeh. Técnico: João Brigatti.

