Home Extracampo Premier League: após punição ao Forest, City e Chelsea podem entrar na mira

Premier League: após punição ao Forest, City e Chelsea podem entrar na mira

Elite do futebol inglês enfrenta denúncias de infrações nas regras de fair play financeiro envolvendo dois de seus maiores clubes

Renato Roschel
Editor-chefe do Torcedores.com. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.
Todd Boehly, dono do Chelsea

Todd Boehly, bilionário e novo dono do Chelsea (IMAGO/Sportimage)

Recentemente, o Nottingham Forest foi penalizado com a perda de quatro pontos na competição. Agora, o foco são dois gigantes do futebol inglês que podem ser alvo de penalidades igualmente severas, incluindo uma possível desqualificação da liga.

PUBLICIDADE

Segundo o site Les Transferts, as acusações contrárias ao Manchester City são extensas. O clube negou veementemente as 115 acusações feitas contra ele em fevereiro de 2023. O painel responsável pelo caso planeja analisar as evidências cuidadosamente até, no máximo, novembro de 2024, mas um veredito final não é esperado antes de março ou abril de 2025, conforme reportagem do jornal The Sun.

Em relação ao Chelsea, os problemas envolvem pagamentos inadequados a agentes, sobretudo durante o período em que Roman Abramovich comandava o clube. As últimas demonstrações financeiras do clube apontaram que um montante significativo de mais de 150 milhões de euros estava reservado para a chegada de Todd Boehly, possivelmente para lidar com despesas associadas a essas violações.

Segundo o jornal britânico The Guardian, o Chelsea não foi capaz de demonstrar que está seguindo as regras de lucro e sustentabilidade financeira impostas pela federação inglesa. 

O clube teve prejuízo de 121,3 milhões de libras (cerca de 770 milhões de reais) na temporada 2021/22 e prejuízo de 90 milhões de libras (cerca de 570 milhões de reais) na temporada 2022/23, a primeira na qual o time ficou sob o comando do consórcio Clearlake Capital, o qual ficou no lugar de Roman Abramovich.

Segundo o Guardian, o prejuízo da temporada passada gera várias dúvidas. A principal é: o time de Stamford Bridge está violando os regulamentos de fair play financeiro da Uefa. De acordo com essas regras, as quais são seguidas pela Premier League, os clubes podem ter perdas de 105 milhões de libras em um período de três anos, ou seja, o Chelsea já teria superado em muito o limite.

PUBLICIDADE

Exclusão do Chelsea e do City da Premier League ainda não está totalmente descartada

A possibilidade de exclusão das duas equipes da Premier League ainda é uma questão de debate, mas essa eventualidade não pode ser totalmente descartada. O comitê responsável terá de avaliar as evidências com cuidado e determinar quais ações disciplinares serão necessárias, considerando o possível impacto na integridade e justiça da competição. Os próximos meses serão, portanto, cruciais para o destino dessas potências do futebol inglês.