Home Mercado da Bola Qual campeonato europeu contrata mais jogadores brasileiros entre as principais ligas?

Qual campeonato europeu contrata mais jogadores brasileiros entre as principais ligas?

17 atletas brasileiros foram transferidos para o campeonato francês nos últimos cinco anos; em contrapartida, campeonato espanhol é o primeiro em valores absolutos 

Victor Rocha
Tenho paixão pelo jornalismo esportivo. Trabalho há mais de 10 anos na área de comunicação e já escrevi para sites como R7, Yahoo! e atuei na agência de relações públicas CDI. Possuo formação em Análise de Desempenho pela CBF Academy e participei como pesquisador do livro Doutor Sócrates, de Andrew Downie.
Beraldo em ação pelo PSG

O zagueiro Beraldo, do Paris Saint-Germain

O futebol brasileiro é um verdadeiro exportador de talentos para a Europa, principalmente quanto aos cinco principais campeonatos do continente: alemão, espanhol, francês, inglês e italiano. Nas últimas cinco temporadas (desde 2019), a Ligue 1 foi a que mais contratou jogadores tupiniquins, com 17 no total. O campeonato espanhol é o que mais gastou no período em valores totais — cerca de R$ 969 milhões. 

PUBLICIDADE

Estes e outros dados foram obtidos por levantamento exclusivo do Torcedores.com, que listou todas as negociações realizadas no recorte de tempo analisado.

La Liga lidera em valores absolutos muito por conta de três transferências de valores astronômicos: Rodrygo (do Santos para o Real Madrid), Vitor Roque (do Athletico-PR para o Barcelona) e Reinier (do Flamengo para o Real Madrid).

PUBLICIDADE

O trio movimentou nada menos que 115 milhões de euros e foram os mais caros entre as cinco ligas. A segunda liga que mais gastou no período foi a Premier League, com negociações que somam R$ 830 milhões.

Os mais caros foram Danilo (do Palmeiras para o Nottingham Forest), Matheus França (do Flamengo para o Crystal Palace) e João Gomes (do Flamengo para o Wolverhampton). Veja o ranking completo abaixo.

Os maiores clubes vendedores no período 

O maior clube vendedor brasileiro para as principais ligas europeias nos últimos cinco anos é o Flamengo, com dez vendas ao todo. A mais cara delas foi o meia-atacante Reinier, vendido por 30 milhões de euros ao Real Madrid.

Em segundo, o volante Gerson, repassado ao Olympique de Marselha por 20,5 milhões de euros e em terceiro o meia-atacante Matheus França, comprado pelo Crystal Palace por 20 milhões de euros. O Santos é o segundo clube que mais vendeu atletas no período, com sete negociações.

PUBLICIDADE

Os mais caros foram negociados na última janela para o mesmo time, o Chelsea. Os atacantes Ângelo e Deivid Washington foram cedidos ao clube inglês por 15 e 16 milhões de euros, respectivamente.

O repórter Gianluca Di Marzio, especializado no mercado europeu, comentou ao Torcedores.com sobre as transferências dos jovens.

“Os preços destes jogadores tão jovens são chocantes. Quando o Real Madrid contrata jogadores como Endrick, Rodrigo e Vinícius e pagam entre 40 e 70 milhões de euros, isso mexe com o mercado brasileiro.

Agora os clubes do Brasil sabem que se tiverem um bom atacante de 16 anos e clubes da Europa se interessarem, podem pedir entre 50 e 60 milhões de euros, mesmo que ele tenha jogado apenas 20 partidas. Os preços são irreais em termos de jogadores, mas não porque sejam bons de fato. Os clubes estão pagando pelo potencial.”, aponta.

PUBLICIDADE

Em terceiro e quarto da lista de vendedores aparecem Athletico-PR e Fluminense, com cinco vendas cada. A seguir, Botafogo, Corinthians, Grêmio e Palmeiras realizaram quatro transferências cada para as cinco grandes ligas da Europa no período. 

Os times europeus que mais contrataram 

O time europeu das cinco grandes ligas que mais contratou no período foi o Lyon, da França, com seis aquisições: Jean Lucas (Flamengo), Camilo (Ponte Preta), Bruno Guimarães (Athletico-PR), Jeffinho (Botafogo), Adryelson (Botafogo) e Lucas Perri (Botafogo). 

Em seguida, cinco times europeus aparecem com três compras de jogadores cada, são eles: Almería (Espanha), Arsenal (Inglaterra), Chelsea (Inglaterra), Olympique de Marselha (França) e Real Betis (Espanha). 

As transferências mais caras 

O Barcelona e o Real Madrid (com duas) são responsáveis pelo top 3 de transferências mais caras das últimas cinco temporadas. A seguir, clubes do campeonato inglês, francês e espanhol compraram atletas por cifras na casa dos 20 milhões de euros e completam o top-10.

PUBLICIDADE
  1. Rodrygo – do Santos para o Real Madrid – 45 milhões de euros
  2. Vitor Roque – do Athletico-PR para o Barcelona – 40 milhões de euros 
  3. Reinier – do Flamengo para o Real Madrid – 30 milhões de euros
  4. Renan Lodi – do Athletico-PR para o Atlético de Madri – 21,75 milhões de euros
  5. Gerson – do Flamengo para o Olympique de Marselha – 20,5 milhões de euros
  6. Bruno Guimarães – do Athletico-PR para o Lyon – 20 milhões de euros
  7. Danilo – do Palmeiras para o Nottingham Forest – 20 milhões de euros
  8. Matheus França – do Flamengo para o Crystal Palace – 20 milhões de euros
  9. Gabriel Moscardo – do Corinthians para o Paris Saint-Germain – 20 milhões de euros
  10. Beraldo – do São Paulo para o Paris Saint-Germain – 20 milhões de euros

O volante Gabriel Moscardo foi incluído por já ter sido apresentado no clube francês e estar apenas exercendo uma cláusula no contrato de que ficará no Corinthians até a metade do ano para se recuperar de uma lesão.

O atacante Endrick, do Palmeiras, já possui acordo firmado com o Real Madrid, mas não foi incluído por ainda não ter concluído a negociação em valores absolutos (há variações por metas) e por não ter sido apresentado de forma oficial pelo clube espanhol.

Somente quatro times fora da Série A venderam jogadores 

De todas as transferências realizadas para as grandes ligas europeias nos últimos cinco anos, somente quatro times que não estão na Série A do campeonato brasileiro venderam jogadores. São eles: América-MG, com a venda do lateral-direito Arthur para o Bayer Leverkusen em 2023, o Coritiba, com a venda do também lateral Yan Couto para o Manchester City em 2020, o Ituano, com a venda de Gabriel Marinelli para o Arsenal em 2019 e a Ponte Preta com a venda do volante Camilo para o Lyon no mesmo ano.

*Não foram considerados empréstimos e transferências sem custo. 

Foto: Beraldo em ação pelo PSG / Imago