Fluminense x Vasco no Maracanã ( LUCAS MERÇON/FLUMINENSE FC)
O apresentador do Grupo Globo, André Rizek, questionou a organização do futebol carioca em torno do Maracanã e sugeriu que as equipes deveriam ter sua “casa própria”. A confusão se deu por conta da briga pela utilização do estádio para Nova Iguaçu x Vasco, que após idas e vindas será no principal palco do futebol carioca.
Em seu X (antigo Twitter), ele listou que os clubes dos principais centros do país tem seus estádios próprios. Além disso, chamou a briga pelo Maracanã de “zona” e questionou se essas discussões em torno do estádio não são “anacrônicas”.
Ainda na publicação, Rizek disse que “não existe outra saída”, além de defender a existência do Maracanã “em outro formato”. O apresentador ainda falou sobre a situação do Flamengo, que tem seu “crescimento impedido” com a permanência no local.
Vale lembrar que Flamengo e Fluminense não possuem estádios de dimensões para receber jogos da elite do futebol carioca e brasileiro. Em contrapartida, o Botafogo atua no Estádio Nilton Santos, que é mais um palco concedido pelo poder público.
No Rio de Janeiro, apenas o Vasco da Gama tem estádio próprio, que é São Januário, sede do clube e utilizado na maioria dos jogos da equipe como mandante.
Veja a publicação completa de André Rizek:
Brigar contra isso é apenas adiar o inevitável. Apego à memória afetiva de cada um que viveu ali, no Maraca, momentos mágicos. Mas a fila anda. Passou da hora. O Maracanã tem potencial para continuar existindo, em outro formato, um outro Maracanã, quando o Flamengo tiver sua nova casa. Lutar contra isso, inclusive, é impedir o óbvio crescimento que o próprio Rubro Negro terá, quando construir seu novo estádio. É doído, mas tem que desapegar, porque não existe outra (boa) saída.”

