Taça da Liga dos Campeões (Reprodução/X/Champions League)
Com a UEFA Champions League prestes a passar por uma grande mudança na próxima temporada, ainda existem muitas dúvidas sobre como funcionará o novo regulamento. Entretanto, uma coisa já está definida, computadores terão que ser usados para sortear as chaves da primeira fase da competição.
O novo formato da Liga dos Campeões terá 36 equipes, com oito rodadas na primeira fase da competição. Cada time jogará oito vezes, quatro em casa e quatro fora.
O complexo regulamento prevê que um computador tenha que calcular a distribuição dos 36 participantes nos 4 potes, com a classificação da UEFA usada como critério.
A partir daí, na primeira fase, cada equipe enfrentará adversários do seu próprio pote, além de enfrentar dois oponentes de cada um dos pontos. Ainda haverá detalhes a serem considerados, como clubes do mesmo país impedidos de se enfrentarem.
Testes realizados recentemente pela UEFA revelaram que o sorteio manual demoraria de três a quatro horas, algo inviável na prática. Com isso, apenas a seleção do time inicial de cada pote será realizada manualmente, então um computador escolherá os adversários daquela equipe e se os jogos serão em casa ou fora.
Com muitos riscos envolvidos, a UEFA garante a confiabilidade do processo e determinou que a empresa de contabilidade Ernst and Young garantirá que tudo acontecerá nos conformes, de forma justa.
Fase eliminatória da Champions League seguirá exemplo do tênis
Haverá mudanças também no mata-mata da competição. À exemplo do tênis, as duas melhores equipes na classificação da primeira fase não poderão se enfrentar até a final.
Além disso, os clubes poderão já traçar a sua trajetória até a final assim que o sorteio das oitavas de final for realizado.
Com muito ainda a ser explicado e esclarecido para a próxima temporada, existe muita expectativa para o sucesso da liga. Conforme informações, seu novo formado será analisado constantemente, avaliando o desempenho junto aos proprietários e torcedores.

