Último Palmeiras x Santos na final do paulistão tinha Gabigol e Gabriel Jesus em início de carreira
Depois de quase dez anos, Peixe e Verdão voltam a se enfrentar em uma decisão de Campeonato Paulista
Gabigol em ação pelo primeiro jogo da final do Paulistão 2015 (Ricardo Saibun/Santos FC)
No próximo domingo (31), na Vila Belmiro, Palmeiras e Santos iniciam a disputa do título do Paulistão 2024. No outro domingo (07), acontece no Allianz Parque o jogo da volta da decisão do estadual.
Verdão e Peixe voltam a decidir o Campeonato Paulista depois de nove anos. A última vez aconteceu em 2015, com o Alvinegro praiano levando a melhor, nos pênaltis.
Na ocasião, os dois clubes tinham uma jovem promessa, que se tornariam gigantes depois de anos. Ambos com 18 anos, Gabigol e Gabriel Jesus eram duas joias vindo da base, mas ainda eram reservas.
Última final entre Palmeiras e Santos no Paulistão
A última vez que o Campeonato Paulista teve este clássico na decisão foi em 2015. Na época, o Santos tinha jogadores como Elano, Renato, Lucas Lima, Robinho, Ricardo Oliveira e Gabigol, que ainda era um jovem e reserva da equipe.
Já o Palmeiras, tinha acabado de iniciar a sua parceria vitoriosa com a Crefisa. O time tinha Gabriel Jesus recém-promovido aos profissionais, além de jogadores mais experientes, como Prass, Zé Roberto, Cleiton Xavier, Dudu e Valdivia.
Na ocasião, o Verdão não vencia o estadual desde 2008 e só voltaria a vencer em 2020. O Peixe, por sua vez, havia vencido em 2012 e voltaria a vencer em 2016.
Na ida, no Allianz Parque, o Palmeiras venceu por 1 a 0, com gol de Leandro Pereira. Na volta, na Vila Belmiro, o Santos venceu por 2 a 1, com gols de David Braz e Ricardo Oliveira. O gol palmeirense foi anotado por Lucas.
O jogo foi marcado também por confusões e três jogadores expulsos: Dudu e Victor Ramos (Palmeiras); Geuvânio (Santos).
Como cada time venceu um jogo pelo placar mínimo, a decisão foi para os pênaltis. Então, o Alvinegro ficou com a taça. Jackson e Rafael Marques perderam para o Alviverde. Lucas Lima, que anos depois iria jogar no rival, cobrou o pênalti que deu o título.
Escalações
Comandado por Oswaldo de Oliveira, o Verdão teve as seguintes escalações:
Palmeiras (ida): Prass; Lucas, Vitor Hugo, Victor Ramos e Zé Roberto; Arouca (Cleiton Xavier), Gabriel e Robinho (Kelvin); Dudu, Rafael Marques e Leandro Pereira (Gabriel Jesus).
Palmeiras (volta): Prass; Lucas, Vitor Hugo, Victor Ramos e Zé Roberto; Gabriel (Amaral), Robinho (Cleiton Xavier) e Valdivia (Jackson); Dudu, Rafael Marques e Leandro Pereira.
Já o Peixe, tinha Marcelo Fernandes como treinador, que escalou os seguintes times:
Santos (ida): Vladimir; Cicinho, David Braz, Paulo Ricardo e Victor Ferraz (Jubal); Lucas Otávio, Renato e Lucas Lima; Geuvânio (Gabigol), Chiquinho e Ricardo Oliveira (Leandrinho).
Santos (volta): Vladimir; Victor Ferraz, David Braz, Werley (Gustavo Henrique) e Chiquinho; Valencia (Leandrinho), Renato e Lucas Lima; Geuvânio, Robinho (Cicinho) e Ricardo Oliveira.

