Home Outros Esportes Arizona Coyotes, da NHL, prepara mudança para Utah

Arizona Coyotes, da NHL, prepara mudança para Utah

Dificuldade para encontrar lar permanente deve levar à mudança do time para Salt Lake City

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Foto: Christian Petersen/Getty Images

Após anos de discussão para a construção de uma nova arena, o Arizona Coyotes aparentemente está pronto para sair da cidade de Phoenix. Segundo reportagem da ESPN, confirmada pela PHNX Sports, os jogadores da equipe foram informados nesta sexta-feira (12) que a franquia está de mudança para o estado de Utah.

PUBLICIDADE

De acordo com os relatos, o general manager do time, Bill Armstrong, se reuniu com os atletas antes da vitória por 3 a 2 sobre o Edmonton Oilers para lhes dar a notícia, que já estava pairando no ar nos últimos dias.

Após o jogo, o técnico Andre Tourigny comentou brevemente sobre como o time está enfrentando esta situação: “Na primeira vez que o boato surgiu, não administramos bem e demos um tiro no pé, com uma sequência de 14 derrotas consecutivas. Nossos caras estão mostrando quanto orgulho eles têm, quanto eles se importam um com o outro e o quanto eles querem ter sucesso juntos. É legal sentir isso, é legal vê-los torcendo um pelo outro e seguindo na mesma direção.”

PUBLICIDADE

Segundo a ESPN, a NHL já está trabalhando na venda dos Coyotes para Ryan e Ashley Smith, donos do Utah Jazz da NBA, para que a mudança já aconteça na próxima temporada. Com isso, o time jogaria no Delta Center, casa dos Jazz. No entanto, a liga pediu que mudanças sejam feitas para que o local possa receber jogos de hóquei.

Com a negociação em andamento, espera-se que o anúncio oficial da venda (que deve girar em torno de 1.3 bilhões de dólares) e da mudança aconteça após o fim da temporada regular da NHL, que acaba em 18 de abril.

Salt Lake City também parece já estar se preparando para receber uma equipe da NHL. O governo do estado aprovou recentemente uma emenda para reformas em um bairro central da cidade para comportar mais opções de entretenimento.

A ideia é que os jogadores e todo o staff do Arizona Coyotes também visitem Salt Lake após o fim da temporada para que eles já possam ir se aclimatando com a cidade e as novas instalações do time.

PUBLICIDADE

O atual dono da franquia, Alex Meruelo, ainda está na concorrência por um grande lote de terras em Phoenix. Na última semana, a equipe divulgou imagens para uma nova arena, que ficaria pronta em 2027, caso ela vença o leilão em junho. Hoje o time joga de forma provisória no campus da universidade de Arizona State, em uma arena com cinco mil lugares. Como a NHL está cética de que tais planos deem certo, a venda e a mudança do time para Utah são iminentes.

A liga, no entanto, gosta de ter um time no Arizona (um mercado em expansão nos Estados Unidos), e por isso ela não descarta ter uma nova franquia no estado em um futuro próximo. Segundo as fontes da ESPN, a NHL está deixando a porta aberta para que Meruelo tenha prioridade para ser o dono deste futuro time.