Constantemente citada como a maior feira de games da América Latina, a Brasil Game Show (BGS) é também o segundo maior evento do mundo e o maior evento do ocidente, segundo dados da empresa alemã Statista.
O ranking, recentemente divulgado, faz parte de um levantamento da empresa, que é especializada em estudos de mercado.
Segundo as informações reveladas, o estudo reúne os números de visitantes de feiras realizadas em diferentes países durante o ano de 2023, quando a BGS registrou o recorde histórico de 328.503 pessoas presentes, ficando atrás apenas da ChinaJoy, evento asiático, que contabilizou 338.000 visitantes.
Mercado atual de feiras mundiais de games enfrenta mudanças
A China Digital Entertainment Expo & Conference, ou ChinaJoy, é a maior convenção de videogames do mundo em participantes, com quatro dias de programação. A China atualmente é considerada o segundo maior mercado de videogames do mundo, mesmo enfrentando restrições governamentais locais.
A publicação sobre o estudo aponta o surpreendente resultado da BGS, em um mercado que parece ser mais consolidado na Europa e na Ásia, porém enfrentando um declínio, com a Gamescom, anteriormente considerada a convenção de videogames mais visitada em todo o mundo antes da pandemia de coronavírus, tendo 53 mil visitantes a menos em 2023 do que em sua última edição pré-pandemia, em 2019.
Já nos EUA, em 12 de dezembro de 2023, a Entertainment Software Association (ESA) anunciou que a E3, a antiga maior feira de videogames para profissionais do setor, encerrará suas operações definitivamente.
Brasil ganha posição privilegiada no mercado de eventos de games
Marcelo Tavares, CEO e fundador da Brasil Game Show, falou sobre os dados da pesquisa: “o fato de sermos a única feira de games da América Latina presente na lista confirma a grande importância da BGS e da região para a indústria como um todo”, afirma, complementando: “esse é um mercado em constante evolução, e as experiências que proporcionamos aos jogadores colaboram para o crescimento coletivo do mercado.”
Ele ressalta a importância da participação em eventos presenciais: “o fluxo de pessoas por edição da BGS permite que marcas se aproximem de forma única dos consumidores, estabelecendo conexões duradouras e reais: os visitantes podem realizar o sonho de encontrar ídolos e ter experiências que não podem ser vividas em nenhum outro ambiente. Mais do que uma oportunidade para as marcas apresentares seus jogos, o evento celebra a paixão do público pelos videogames e reflete o interesse das marcas de se aproximarem dos fãs”.
Nesse ano, a Brasil Game Show será realizada entre os dias 9 e 13 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Recentemente o evento lançou a segunda edição de um livro com os cosplayers participantes dos concursos da edição 2023.