Home Futebol Brasileirão tem cinco equipes com apenas um gol sofrido após duas rodadas; confira

Brasileirão tem cinco equipes com apenas um gol sofrido após duas rodadas; confira

Defesas do Vitória, Palmeiras, Juventude, Internacional e Atlético-MG começam Campeonato Brasileiro com bom desempenho

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.
Gabriel Vasconcelos (Juventude), Rochet (Internacional) , Weverton (Palmeiras), Éverson (Atlético-MG) e Lucas Arcanjo (Vitória)

Gabriel Vasconcelos (Juventude), Rochet (Internacional) , Weverton (Palmeiras), Éverson (Atlético-MG) e Lucas Arcanjo (Vitória) - Fernando Alves/ECJ / Ricardo Duarte / Internacional / Palmeiras / Pedro Souza / Pietro Carpi / EC Vitória)

Por mais que um ataque seja capaz de fazer a diferença, é fato que uma defesa que não seja sólida pode complicar a situação de times ao longo de uma competição. E na edição 2024 já temos alguns sistemas defensivos começando bem o torneio.

PUBLICIDADE

Líder do campeonato com 100% de aproveitamento, o Internacional sofreu apenas um gol, mesma marca do Palmeiras, Juventude, Vitória e Atlético-MG. Porém é importante citar que a equipe baiana fez apenas um jogo no Campeonato Brasileiro.

Por outro lado, São Paulo, Fluminense e Cuiabá já ligam o sinal de alerta, com 4 gols sofridos, sendo que o Dourado sofreu todos eles na partida disputada frente o Athletico Paranaense.

PUBLICIDADE

Confira o ranking das melhores defesas do Brasileirão 2024

1 – Vitória, Palmeiras, Juventude e Internacional – 1 gol sofrido
2 – Grêmio, Fortaleza, Flamengo, Criciúma, Corinthians e Athletico Paranaense – 2
12 – Vasco, Cruzeiro, Red Bull Bragantino, Botafogo, Bahia e Atlético-GO – 3
18 – São Paulo, Fluminense e Cuiabá – 4

Importância de uma boa defesa

Clubes que não conseguem ter uma ataque regular raramente conseguem se destacar em um campeonato por pontos corridos. Porém os sistemas defensivos fazem a diferença nas campanhas. O Palmeiras, por exemplo, foi campeão em 2023, tendo a defesa menos vazada.

Clubes que têm como foco evitar o rebaixamento acabam tendo sucesso quando conseguem ter defesas sólidas.

Em relação as duas primeiras rodadas, chama atenção o fato do Flamengo ter sofrido dois gols em dois jogos disputados, depois de passar várias partidas sem ser vazado, contando partidas do Campeonato Carioca e a vitória contra o Palestino, na Copa Libertadores da América.

PUBLICIDADE

Por outro lado, vale a ressalva em relação ao Vitória e Cuiabá, que fizeram apenas um jogo na competição. A equipe baiana precisará ser testada para sabermos a qualidade da defesa na Série A do Brasileirão, enquanto o Dourado já liga o sinal de alerta após ser goleado logo na estreia.