Home Futebol Clubes paulistas deixam a Libra e fecham com Liga Forte União; entenda

Clubes paulistas deixam a Libra e fecham com Liga Forte União; entenda

Falta de prestígio teria influenciado na decisão depois de contrato fechado com a Globo pela Libra para 2025 e 2029

Beatriz Ojeda
Ex-atleta, formada em Letras e apaixonada por esportes desde sempre. Colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para aliar as duas grandes paixões.
Bola do Brasileirão

Libra continua recebendo modificações (Staff Images Woman / CBF)

Quatro clubes paulistas que faziam parte da Libra, liderada pelo Palmeiras e Flamengo, acertaram sua saída da entidade para assinar com a Liga Forte União. O Mirassol, Ponte Preta, Ituano e Novorizontino, todos do Brasileirão Série B, teriam se sentido desvalorizados pela Globo em contrato da Libra e optaram por novos negócios.

PUBLICIDADE

Clubes da Série B assinam com a Liga Forte União

Além da saída do Mirassol, Ponte Preta, Ituano e Novorizontino, o Botafogo-SP que não estava em nenhuma das duas ligas optou por acertar com a Liga Forte Futebol, assim como as outras equipes da Série B. Logo, a entidade aumentou seu leque de times na segunda divisão do Brasileirão e, por consequência, aumentando as chances de ter mais clubes na Série A em 2025, em caso de um possível acenso.

Entre as justificativas dos times paulistas para deixarem a Libra estaria o argumento de um contrato de exclusividade da entidade com a Globo. No vínculo, as equipes citaram vários problemas e acreditam terem sido prejudicadas por terem menor torcida.

PUBLICIDADE

Outro levantamento dos clubes seria o fato da Libra enxergar o contrato mais vantajoso para a emissora do que para os times. O argumento seria em decorrência de uma cláusula contratual que permite que a Globo quebre o contrato com a Libra a partir de 2023 em caso de uma inflação anual superior a 15%. Portanto, dependendo de fatores externos como a economia brasileira.

Assinados com a Liga Forte União, os times paulistas irão participar da divisão de direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro a partir de 2025. A empresa ainda procura TVs abertas, pagas e plataformas digitais para as transmissões. Entre os clubes que estão na entidade estão: Internacional, Cruzeiro, Fluminense, Vasco, Athletico-PR, Atlético-GO, Goiás, Fortaleza, América-MG, Cuiabá, Criciúma, Juventude, Sport, Ceará, Avaí, Chapecoense, Coritiba, CRB, Vila Nova, Londrina, Tombense, Figueirense, CSA e Operário-PR Além dos recém-chegados: Mirassol, Ponte Preta, Botafogo-SP, Ituano e Novorizontino.

Por outro lado, o grupo da Libra está composto por: Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Atlético-MG, Red Bull Bragantino, Bahia e Vitória. Assim como Guarani e Sampaio Corrêa. O único time que ainda não decidiu o seu futuro é o Corinthians, que ainda decide se assina com a Liga Forte União, com a Globo ou com a Brax.