Troféu da Copa Sul-Americana (Créditos: Ernesto Ryan/Getty Images)
Nesta quarta-feira (10), a Conmebol anunciou a cidade de Assunção, no Paraguai, como palco para a final da Copa Sul-Americana deste ano. O comunicado foi feito pelo presidente da entidade, Alejandro Domínguez.
O gestor ainda revelou detalhes da decisão de 2025. Segundo Alejandro Domínguez, Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, receberá a final da Sul-Americana em comemoração aos 200 anos de fundação da Federação Boliviana de Futebol.
Importante citar que a divulgação foi apenas das cidades que serão sede para as finais do torneio. Os estádios das decisões ainda não foram revelados pela Conmebol.
A Final da CONMEBOL @SudamericanaBR 2025 será em Santa Cruz de la Sierra!
— Alejandro Domínguez (@agdws) April 10, 2024
A Bolívia será anfitriã da #GrandeConquista no ano em que celebra seu Bicentenário e o Centenário da Federação Boliviana de Futebol (FBF) 🏆🇧🇴 pic.twitter.com/CkIPO2EyXM
Segunda final da Copa Sul-Americana no Paraguai
A última decisão realizada na capital paraguaia aconteceu no ano de 2019, no Estádio General Pablo Rojas. Na sequência, a Argentina sediou as finais de 2020 e 2022 no Estádio Mario Alberto Kempes, localizado em Córdoba.
O Uruguai recebeu a decisão do torneio na cidade de Maldonado no ano passado. O jogo foi realizado no Estádio Domingo Burgueño.
Repercussão da escolha da sede para 2025
Assim que a informação oficial foi divulgada, diversos torcedores ironizaram a opção da Conmebol, citando inclusive a possibilidade de uma final com estádio vazio.
Confira algumas das postagens:
ah vao se foder. nao faz o menor sentido jogar essas finais nestes fins de mundo. FINAIS DE IDA E VOLTA NA CASA DOS FINALISTAS. AQUI NAO É EUROPA, SEUS ACÉFALOS.
— Charles Zubecky (@Athleticano_92) April 10, 2024
Mais uma final com estádio vazio
— Mkirch🇵🇱 (@Mkirch7) April 10, 2024
belíssima escolha, presi. não poderia ser melhor pra dar 5 mil heróis no estádio.
— r i c a r d o (@rsdavila80) April 10, 2024
Chance de uma nova final brasileira?
O Athletico Paranaense foi campeão da edição 2021, vencendo o Red Bull Bragantino na única final, até o momento, entre duas equipes do Brasil. Com o destaque dos times brasileiros no cenário sul-americano, são grandes as chances de que possamos ter uma nova decisão neste ano.
Importante citar que nas últimas três edições tivemos a presença de um clube do Brasil na final. Além do Furacão e do Massa Bruta, São Paulo, em 2022, e Fortaleza, em 2023, foram vice-campeões, perdendo para Independiente del Valle e LDU de Quito, respectivamente.

