Home Mídia Esportiva Globo faz manobra contratual e deve lucrar milhões após acordo com a Libra; entenda

Globo faz manobra contratual e deve lucrar milhões após acordo com a Libra; entenda

Emissora carioca fechou contrato com a liga, vai ceder parte maior do pay-per-view, mas deve arrecadar mais que os clubes

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.
Palmeiras x Flamengo

Palmeiras x Flamengo no Allianz Parque em 2022. (Créditos: Miguel Schincariol/Getty Images)

Os clubes da Libra, liga que reúne clubes das séries A e B do Brasileirão, assinaram contrato para vender os direito de TV ao Grupo Globo até 2029, o que foi comemorado por ambos os lados. Porém, uma manobra contratual da emissora carioca deve fazê-la ter lucro milionário, segundo publicação de Rodrigo Mattos, do UOL Esporte.

PUBLICIDADE

Por contato, um dos atrativos da Globo aos clubes foi o aumento no percentual do pay-per-view – os jogos do Premiere – às equipes da Libra. Atualmente, a cota é de 32%, mas vai subir para 40% no novo vínculo.

Porém, o que deixa a Globo com uma margem maior é que o valor não será pago mais de forma anual, mas sim pelos oito meses de disputa do torneio nacional. Nos quatro meses sem futebol, a Globo ficará com 100% da arrecadação.

PUBLICIDADE

“Os clubes terão direito a 40% do pay-per-view arrecadado pela Globo. É um percentual maior do que o atual que é de 32%”, aponta o jornalista.

“A divisão será de 45% igual, 30% performance e 25% por cadastro de torcedores no PPV. A questão é que a Globo pagará a fatia apenas relacionada a oito meses do PPV que é o período de duração do Brasileiro”, destacou Rodrigo Mattos, que lembrou que vários assinantes mantém o pacote mesmo sem os jogos. Todo esse valor vai para a Globo no novo contrato.

“A emissora ficará integralmente com o pagamento de PPV dos outros quatro meses. É comum o torcedor manter o serviço mesmo sem jogos ou apenas com Estaduais, nem todos cancelam. Esse dinheiro extra ficará com a Globo sem repasse aos clubes”, ressalta Rodrigo Mattos.

Quais são os clubes da Libra, que tem acordo fechado com a Globo?

A emissora carioca vai pagar cerca de R$ 1,3 bilhão aos clubes da associação pelos direitos de TV do Brasileirão Série A.

PUBLICIDADE

Os clubes da Libra são Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Red Bull Bragantino, Vitória, Bahia, Atlético-MG e Grêmio, que estão na elite, além de Santos, Ponte Preta, Guarani, Ituano, Mirassol e Novorizontino, da Série B, e do Sampaio Corrêa, da Série C.

O Corinthians fazia parte da Libra, mas ainda não definiu se assinará ou não o contrato com a Globo.