Home Futebol Grêmio, Sport, Ceará e mais: saiba os campeões dos estaduais do futebol brasileiro neste sábado (6)

Grêmio, Sport, Ceará e mais: saiba os campeões dos estaduais do futebol brasileiro neste sábado (6)

Além de Leão da Ilha, Vozão e Imortal, outros sete clubes do Brasil confirmaram os títulos dos torneios de seus estados na temporada

Daniel Linhares
Daniel Linhares é um dos editores do Torcedores.com. Com passe negociado junto à equipe ao final da temporada 2022, segue acumulando experiência e contribuindo para o time conquistar taças. Sempre atento aos assuntos futebolísitcos e os desdobramentos que vão além das quatro linhas.
Grêmio com taça do Gauchão

Renato Gaúcho comemorando com a torcida após Grêmio ser campeão do Gauchão. (Créditos: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA)

O futebol brasileiro está definindo os campeões estaduais de 2024 e dez clubes levantaram taças neste sábado (6): Grêmio, Sport, Ceará, Criciúma, Cuiabá, Athletico-PR, Ceilândia, CRB, Altos e União levaram a melhor em suas respectivas finais.

PUBLICIDADE

Desta maneira, respectivamente, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Ceará, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná, Distrito Federal, Alagoas, Piauí e Tocantins são os estados brasileiros com têm definições sobre quem ficou com a taça das competições.

Futebol brasileiro tem dia agitado por decisões dos estaduais com títulos de Grêmio, Sport, Ceará e mais clubes

Ao todo, o Brasil conheceu neste sábado dez campeões estaduais após finais com muita emoção e comemoração. Agora, os Campeonatos Gaúcho, Pernambucano, Cearense, Catarinense, Mato-Grossense, Paranaense, Brasiliense, Alagoano, Piauiense e Tocantinense decretaram os donos das taças.

PUBLICIDADE

No Gauchão, o Grêmio foi buscar a virada contra o Juventude e venceu por 3 a 1. Após um 0 a 0 na primeira final, o Imortal saiu perdendo para o Jaconero, mas Diego Costa, Cristaldo e Nathan Fernandes garantiram o heptacampeonato do Tricolor, uma das maiores hegemonias do futebol brasileiro atualmente.

Em Pernambuco, o Sport entrou em campo com boa vantagem diante do Náutico. No primeiro encontro, vitória do Leão da Ilha por 2 a 0. Já no embate derradeiro, o Rubro-Negro ficou no 0 a 0 com o Timbu e confirmou o bicampeonato estadual.

Pelo Cearense, o Ceará recebeu o Fortaleza na Arena Castelão para a segunda final após a primeira terminar em 0 a 0. No gramado, o Vozão saiu na frente com Saulo Fernandes, mas Lucero deu o empate ao Laion e a partida terminou em 1 a 1. Em disputa de pênaltis, o Alvinegro levou a melhor e quebrou a série de títulos do rival, além de encerrar jejum.

O Campeonato Catarinense foi mais um estadual do futebol brasileiro a definir campeão. O Criciúma ficou no empate em 1 a 1 com o Brusque, mas garantiu a taça já que venceu o primeiro jogo por 2 a 1. Os gols da partida derradeira foram anotados por Higor Meritão, pelo Tigrão, e Gustavo, contra, cedeu o tento ao Bruscão.

PUBLICIDADE

No Mato-Grossense, o Cuiabá segue soberano e confirmou mais um título do estadual. Clayson anotou o gol da nova vitória do Dourado contra o União Rondonópolis por 1 a 0. Na partida anterior, o Cuiabá também venceu por 1 a 0.

Outra equipe do futebol brasileiro que confirmou seu título estadual foi o Athletico-PR. Em ano de centenário, o Furacão chegou para a final com vantagem de ter vencido o primeiro encontro com o Maringá por 1 a 0. Mais uma vez o Rubro-Negro venceu, desta vez por 3 a 0, com gols de Pablo, Fernandinho e Mastriani, sagrando-se campeão do Campeonato Paranaense.

Já em Brasília, o Ceilândia garantiu a taça do Candangão ao derrotar o Capital nos pênaltis. O jogo de ida ficou em 1 a 1, enquanto a volta terminou 0 a 0.

Enquanto isso, o CRB confirmou o título do Alagoano ao bater novamente o Asa de Arapiraca. Se o primeiro jogo terminou em 1 a 0 para o Galo da Praia, a segunda partida teve um triunfo por 3 a 1 em cima do Fantasma. Os gols foram de Hereda, Anselmo Ramon e Matheus para o CRB e Didira descontou para o Asa.

PUBLICIDADE

No Piauí, o Altos ficou com a taça do estadual ao derrotar o Parnahyba nos pênaltis. As partidas das finais do estadual de Alagoas terminaram em dois empates, o primeiro em 1 a 1 e o segundo em 0 a 0.

Por fim, no Tocantinense, o União venceu o Tocantinópolis por 2 a 1 na derradeira final, definido por gols de Matheus e Felipe pelo celeste, e Daniel Barros pelo Verdão do Bico. O confronto de ida também teve vitória do União por 2 a 1.