Home Tênis João Fonseca estreia com vitória no ATP de Bucareste

João Fonseca estreia com vitória no ATP de Bucareste

Carioca de 17 anos consegue sua maior vitória no circuito do torneio de primeira linha em cima de italiano

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.
João Fonseca vence em Bucareste

Carioca conquistou sua maior vitória na ATP (Reprodução/TV)

João Fonseca não para sua ascensão meteórica no tênis. Nesta terça-feira, 16 de abril, ele bateu o italiano Lorenzo Sonego, nº51 do mundo, por 2 sets a 0, parciais de 7/6 e 7/5 em 2h04 de partida. O jogo foi pela estreia do ATP 250 de Bucareste.

PUBLICIDADE

Essa foi a maior vitória de Fonseca no circuito mundial. Vale lembrar que esse é apenas o terceiro torneio da ATP que João disputa em sua curta carreira profissional.

Agora nas oitavas de final, o brasileiro enfrenta o tenista da Moldávia, Radu Albot, que venceu o norte-americano Aleksandar Kovacevic. A partida deve ser disputada nesta quinta-feira (18).

PUBLICIDADE

O jogo de João Fonseca

Sonego fez valer o favoritismo no começo da partida e chegou a ter vantagem no primeiro set, abrindo 4/1 depois de conseguir uma quebra no quarto game. No entanto, o jovem brasileiro seguiu lutando e foi buscar a igualdade, devolvendo o break no sétimo.

Em ótimo momento, ele anotou mais uma quebra e sacou em 5/4, quando o italiano salvou um set-point e obteve nova quebra para deixar tudo igual outra vez.

Só para se ter uma ideia do equilíbrio na primeira parcial, segundo dados da ATP, João Fonseca trabalhou seus pontos com 66% de eficiência no primeiro saque. Já, Lorenzo Sonego ficou com 61% no quesito. Sem novos breaks nos derradeiros games de saque, a definição acabou indo para o tiebreak.

Fonseca teve um grande início de disputa e depois de perder o primeiro ponto venceu os seis seguintes. Só que aí foi a vez de Sonego engatar uma boa sequência, salvando quatro break-points, dois deles no saque do carioca, que na quinta oportunidade consecutiva de fechar o jogo, agora no saque do rival, enfim levou a primeira parcial.

PUBLICIDADE

No segundo set, O equilíbrio se manteve e o carioca de 17 anos foi praticamente impecável com o serviço e não enfrentou break-points contra. Do outro lado, ele viu o italiano salvar dois no sexto game e depois voltou a ser ameaçado no 12º, quando teve 0-40 com o saque.

Fonseca aproveitou o momento de pressão e não deu chance para o italiano, fechando o jogo logo no primeiro match-point que teve.

Ainda de acordo com as estatísticas oficiais, na segunda parcial, Fonseca conseguiu um bom aproveitamento, quando precisou de seu segundo saque. Ele teve 67% de aproveitamento contra 50% de Sonego.

Brasil garante 100% nas oitavas do ATP de Bucareste

Outro tenista brasileiro também garantiu seu lugar nas oitavas de final. Trata-se de Thiago Wild, que venceu Luca Nardi por 2 sets a 1, na última segunda-feira (15). O paranaense enfrenta o argentino Mariano Navone em partida prevista para quarta (17).

PUBLICIDADE