Home Futebol Libertadores: time pode ser punido por racismo contra torcedores do Palmeiras

Libertadores: time pode ser punido por racismo contra torcedores do Palmeiras

Imitação e xingamento de “macaco” é recorrente em jogos entre times brasileiros e argentinos, mas Conmebol promete atuação exemplar

Rogério Guimarães
Geógrafo de formação, trabalho com edição e conteúdo textual desde 2008, quando ingressei no universo dos materiais da área educacional. No segmento editorial, já publiquei conteúdo que vão de manual de máquinas a livros de poesia. Sou aficionado por notícias e tudo que esteja ligado ao conhecimento.
Jogadores do San Lorenzo na Libertadores

Jogadores do San Lorenzo posam para foto antes da partida do Grupo F da Copa CONMEBOL Libertadores 2024 entre San Lorenzo e Palmeiras no Estádio Pedro Bidegain, em 3 de abril de 2024, em Buenos Aires, na Argentina. (Marcelo Endelli/Getty Images)

O San Lorenzo pode ser punido pela Conmebol em razão de gestos ofensivos feitos por argentinos em direção aos torcedores do Palmeiras durante partida da Libertadores na última quarta (3/4).

PUBLICIDADE

Torcedores alviverdes fizeram vídeos e fotos que permitiram a identificação de pessoas na torcida do San Lorenzo que dirigiram as ofensas. Todo o material será encaminhado à Unidade Disciplinar da entidade para análise e possível punição.

A Conmebol, que tem um histórico ruim de punições a atitudes ofensivas ou até mesmo de agressões, parece estar sentindo o peso das cobranças cada vez maiores da sociedade civil e da pressão midiática.

PUBLICIDADE

Alejandro Domínguez, presidente da entidade, tem adotado um discurso de “tolerância zero” a quaisquer atos que possam ser configurados como racistas ou preconceituosos, inclusive neste caso do jogo do Palmeiras.

Contudo, ainda há uma diferença grande entre as denúncias feitas e as resoluções para o combate ao racismo e preconceito. Segundo o Observatório da Discriminação Racial, das 48 denúncias feitas à entidade apenas 11 resultaram em punição efetiva. Em 32 delas, os responsáveis sequer foram identificados.

A multa para o clube envolvido em atitudes como a feita pelos torcedores do San Lorenzo é pesada: 100 mil dólares (R$ 500 mil) e caso haja reincidência 400 mil dólares (R$ 2 milhões).

Em razão do tempo necessário para a investigação, espera-se que o veredito da comissão disciplinar da Conmebol saia em questão de 20 dias.

PUBLICIDADE

O Palmeiras publicou em perfil do Instagram um vídeo se manifestando contra as práticas racistas no futebol.