Home DESTAQUE Oscar Schmidt rejeitou a NBA para representar a seleção brasileira em Jogos Olímpicos; relembre

Oscar Schmidt rejeitou a NBA para representar a seleção brasileira em Jogos Olímpicos; relembre

Mão Santa conquistou o emblemático título Pan-Americano de 1987; brasileiro obteve grande destaque no basquete europeu

Bruno Bravo Duarte
Jornalista e editor com atuação nos portais Torcedores.com e Naspistas.com. Teve passagens por Euqueroinvestir.com, Jornal Povo, Niterói TV, Jornal A Orla e Jornal do Rock. Apaixonado por futebol e automobilismo, torcedor do América-RJ, tifosi de carteirinha e Youtuber nas horas vagas.
Oscar Schimidt - Brasil

Oscar em ação pela Seleção Brasileira (Jed Jacobsohn/Getty Images)

O ex-jogador de basquete Oscar Schmidt entrou para a história ao ser considerado um dos atletas mais emblemáticos do esporte brasileiro. O Mão Santa teve a oportunidade de atuar em cinco Jogos Olímpicos e este fator o afastou de uma possível participação na NBA.

PUBLICIDADE

Schmidt chegou a ser draftado pelo antigo New Jersey Nets em 1984, mas acabou rejeitando a proposta. Naquela época, a Federação Internacional de Basquete (FIBA) não permitia a participação de atletas da NBA em seleções.

“Faria tudo de novo, a mesma coisa. Me draftaram no 6º round, escolha 138. Eu sei jogar basquete, cara”, declarou o Mão Santa em uma entrevista à CNN.

PUBLICIDADE

Oscar atuaria em alto nível nos Estados Unidos

Sem oportunidade nos Estados Unidos, Oscar obteve grande destaque no basquete europeu, em especial na Itália. A proibição da FIBA estava relacionada ao alto nível dos jogadores que atuavam na liga norte-americana e este fator representaria grande desigualdade nos confrontos.

A primeira seleção de basquete com astros da NBA foi convocada para os Jogos Olímpicos de Barcelona, realizados em 1992. O “Dream Team”, como ficou conhecido, faturou a medalha de ouro para os Estados Unidos. Michael Jordan, Magic Johnson, Larry Bird, Patrick Ewing, Scottie Pippen, Karl Malone e Charles Barkley eram alguns nomes da equipe.

Do outro lado, Oscar Schmidt também contabilizou títulos e participações importantes pela seleção brasileira. O Mão Santa atuou em três Campeonatos Mundiais, cinco Olímpiadas, faturou o ouro no Pan de 1987, em Indianápolis, quando Brasil derrotou os Estados Unidos por 120 a 115.

PUBLICIDADE