Home Esportes Olímpicos Poluição no Rio Sena pode cancelar provas aquáticas nas Olimpíadas de Paris

Poluição no Rio Sena pode cancelar provas aquáticas nas Olimpíadas de Paris

Qualidade das águas é um obstáculo para a realização dos jogos; triatlo pode estar ameaçado

Bruno Bravo Duarte
Jornalista e editor com atuação nos portais Torcedores.com e Naspistas.com. Teve passagens por Euqueroinvestir.com, Jornal Povo, Niterói TV, Jornal A Orla e Jornal do Rock. Apaixonado por futebol e automobilismo, torcedor do América-RJ, tifosi de carteirinha e Youtuber nas horas vagas.
Rio Sena - Paris

Qualidade das águas do Rio Sena é um obstáculo para a organização dos Jogos Olímpicos (Aurelien Meunier/Getty Images)

As águas do Rio Sena se tornaram um verdadeiro obstáculo para a realização de algumas provas dos jogos Olimpícos de Paris. Para garantir a realização do triatlo, por exemplo, o governo francês iniciou uma força tarefa visando a despoluição do local.

PUBLICIDADE

Os jogos olimpícos terão o seu início no mês de julho e o tornar o Rio Sena próprio para o banho e nado é um antigo sonho francês. Caso as águas não estejam próprias, algumas provas podem sofrer alterações e até mesmo o cancelamento.

Além do triatlo, a maratona aquática também está ameaçada. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, abordou o assunto e garantiu que o Sena estará despoluído em junho. Por outro lado, a coleta das águas nos últimos seis meses apresentaram indícios de contaminação fecal.

PUBLICIDADE

Para embasar o discurso de Hidalgo, o presidente Emmanuel Macron garantiu que iria nadar no Sena. O argumento também foi utilizado pelo ex-presidente Jacques Chirac, que prometeu o mesmo em 1988. O antigo governante francês optou por não se arriscar.

Início das Olimpíadas de Paris

As Olímpiadas de Paris terão o seu início no dia 26 de julho. Os franceses continuam com um árduo trabalho no Sena, visando a totalidade dos jogos.