Elenco do Santos na final do Paulistão - (Raul Baretta/ Santos FC)
O Santos ficou com o vice-campeonato do Paulistão na temporada de 2024 e teve uma ‘despedida’ durante o segundo jogo da final: a camisa 10.
Resta ao Peixe apenas mais uma competição no ano, o Brasileirão Série B, após o rebaixamento inédito em 2023.
Marcelo Teixeira, eleito presidente do Alvinegro praiano ano passado e que assumiu o comando em 2024, falou em entrevista coletiva no fim da temporada sobre a camisa lendária do clube.
“Já antecipo também uma ideia: vamos propor ao Conselho Deliberativo que o Campeonato Paulista vamos atuar normalmente com a camisa número 10”, disse o mandatário e, de fato, foi o que aconteceu.
No Paulistão, Giuliano foi o dono da camisa 10 do Santos e, após a lesão do jogador, Cazares também vestiu a mesma numeração.
“No Campeonato Brasileiro, enquanto o Santos não subir e estar no seu patamar digno, nós não atuaremos com a camisa 10, em memória e honra”, disse Marcelo Teixeira na época
“Já que esse ano tivemos a homenagem ao Rei Pelé, continuaremos nessa missão. Nós voltaremos à primeira divisão e, enquanto não voltarmos, o Santos não vai usar a camisa mais gloriosa de sua história”, reforçou o presidente do Peixe.
Santos passa por reformulação após rebaixamento
O Peixe apareceu com um ‘time novo’ para a disputa do Campeonato Paulista após o rebaixamento na temporada passada.
O Alvinegro praiano foi ao mercado da bola e todas as posições do elenco receberam pelo menos um reforço.
Com isso, o clube chegou até a final do Paulistão, vencendo o primeiro jogo por 1 a 0 e quebrando a invencibilidade do Palmeiras na temporada de 2024.
Porém, na partida de volta, no Allianz Parque, o Santos foi derrotado por 2 a 0 e acabou perdendo o título da competição.
O primeiro adversário do Peixe no Brasileirão Série A será o Paysandu, ainda no mês de abril, com mando de campo da equipe de Fábio Carille.

