
Bernardo Silva em campo pelo Manchester City (Reprodução/X/Manchester City)
Na quarta-feira (17/04), o Manchester City foi derrotado na decisão por pênaltis para o Real Madrid, em pleno Etihad Stadium.
O resultado foi muito inesperado por muitos fãs do time inglês, principalmente pela forma como se deu. Durante as cobranças de penalidades, jogadores com grande experiência como Bernardo Silva e Kovacic desperdiçaram suas cobranças, decretando a eliminação.
O jogador português, aliás, é o caso mais surpreendente, já que é um dos mais técnicos e qualificados do time e, no entanto, cobrou mal, acertando sem força no centro do gol, facilitando para o goleiro Lunin.
Após o resultado, especialistas em linguagem corporal analisaram os movimentos do português antes de sua cobrança e chegaram à conclusão de que o atleta está à beira de um “colapso”.
Especialista em linguagem corporal analisou comportamento de Bernardo Silva, do Manchester City
Darren Stanton, especialista entrevistado pelo jornal The Sun, falou o seguinte, analisando um movimento que Bernardo Silva fez enquanto se aproximava da bola, mostrando a língua:
“A língua é o gesto mais significativo, tem diversas conotações dependendo do contexto. As crianças fazem isso por diversão, mostrando a língua. Mas uma das principais razões pelas quais as pessoas fazem isso é quando tentam se concentrar e focar. Ele estava mostrando a língua em um gesto pacificador”, falou.
Em seguida, ele ainda falou sobre toda a movimentação de Bernardo antes de bater o pênalti e a cobrança em si:
“Não sabemos o que ele estava pensando, mas do ponto de vista da linguagem corporal, ele está tendo um colapso. É uma crise de confiança. A expressão facial dos olhos parecia ir para o espaço, e a língua é o principal”, acrescentou ele, que ainda completou:
“Ele estava tentando se concentrar, mas ao mesmo tempo, pela maneira como sua língua estava para fora, ele estava tentando se tranquilizar. É isso que as crianças fazem. Por alguma razão, naquele momento, ele teve um colapso total em relação à confiança em suas habilidades e habilidade.”, concluiu o especialista.
Com isso, os comentários do especialista levam a crer que Bernardo Silva tenha passado por um momento psicológico complicado no jogo, o que resultou na cobrança sem confiança e fraca que foi um dos motivos da derrota do Manchester City.