Home Futebol Vinícius Júnior supera Ronaldo e vira maior artilheiro brasileiro de Real Madrid x Barcelona

Vinícius Júnior supera Ronaldo e vira maior artilheiro brasileiro de Real Madrid x Barcelona

Vini Jr marcou o primeiro do clube merengue na vitória no clássico por 3 a 2 sobre a equipe catalã em Madrid

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.
Vinicius Junior, atacante do Real Madrid

Vinicius Junior em partida contra o Barcelona no Santiago Bernabeu (D . Nakashima/AFLO/Alamy)

Mais uma vez, Vinícius Júnior foi fundamental para uma vitória do Real Madrid sobre o Barcelona. Logo após o time culé sair na frente neste domingo (21), o camisa 7 anotou o de empate cobrando pênalti no Santiago Bernabéu, pela 32ª rodada de LaLiga, marcando o centésimo gol da carreira.

PUBLICIDADE

Num clássico emocionante, o Real Madrid reagiria duas vezes após sair perdendo, chegando à vitória por 3 a 2 com um gol de Bellingham nos acréscimos do segundo tempo.

O triunfo fez o time merengue chegar a 81 pontos e abrir 11 de distância para o Barcelona, restando seis rodadas para o término do Campeonato Espanhol.

PUBLICIDADE

Com a penalidade máxima convertida diante do Barcelona aos 18 minutos do primeiro tempo, Vinícius Júnior atingiu uma marca histórica. O camisa 7 se tornou o brasileiro com o maior número de gols no El Clásico.

Além de Ronaldo, Vinícius Júnior também deixou Evaristo de Macedo para trás

Conforme levantamento do jornalista Rodolfo Rodrigues em seu blog na revista Placar, Vini Jr marcou o sétimo gol no confronto entre Real Madrid e Barcelona. O tento fez com que o atacante da seleção brasileira desempatasse com nomes históricos como Evaristo de Macedo e Ronaldo Fenômeno.

Considerando os números do clássico desde 1902, Vinícius Júnior alcançou o sétimo gol em 17 jogos. Já Ronaldo e Evaristo levaram 10 partidas para balançar as redes adversárias em seis oportunidades, com o hoje dono da SAF do Cruzeiro marcando pelos dois times.

PUBLICIDADE

De acordo com Rodolfo Rodrigues, o Barcelona foi o adversário que mais Vinícius Júnior enfrentou pelo Real Madrid desde quando chegou ao clube. A vitória deste fim de semana foi a sua décima nos 17 duelos, contra seis dos catalães e um empate.

No clássico anterior, Vini Jr vinha de um hat-trick em janeiro, na goleada por 4 a 1 que deu o título da Supercopa da Espanha aos madridistas.

Mas Vinícius Júnior ainda terá que batalhar para alcançar os maiores artilheiros da história do Clásico. A marca pertence a Lionel Messi, que anotou 26 gols pelo Barcelona, contra 18 de Cristiano Ronaldo, pelo Real Madrid.

Lista dos brasileiros com mais gols em Real Madrid x Barcelona

7 gols – Vinícius Júnior (Real Madrid) – 17 jogos
6 gols – Evaristo de Macedo (Barcelona) – 10 jogos
6 gols – Ronaldo (Barcelona e Real Madrid) – 10 jogos
5 gols – Giovanni (Barcelona) – 9 jogos
5 gols – Rivaldo (Barcelona) – 12 jogos
5 gols – Ronaldinho Gaúcho (Barcelona) – 8 jogos
3 gols – Romário (Barcelona) – 5 jogos
3 gols – Neymar (Barcelona) – 8 jogos

PUBLICIDADE