Home Extracampo Ziraldo desenhou mascotes de clubes da Copa União de 1987

Ziraldo desenhou mascotes de clubes da Copa União de 1987

Cartunista morreu na tarde deste sábado, 6 de abril, aos 91 anos no apartamento onde vivia no Rio de Janeiro

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.
Ziraldo. Mascotes. Copa União. 1987

Ziraldo era torcedor do Flamengo (Reprodução/Instagram Flamengo/Acervo Instituto Ziraldo)

Ziraldo tinha uma forte ligação com o futebol. Além de desenhar um material exclusivo para o Flamengo, seu clube do coração, o desenhista fez os mascotes de alguns times participantes da Copa União de 1987. A competição foi o Campeonato Brasileiro daquele ano.

PUBLICIDADE

Foram contemplados com os traços do mineiro de Caratinga: Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Atlético-MG, Goiás, Grêmio, Internacional, Bahia, Santa Cruz e o Coritiba.

PUBLICIDADE

Cartunista foi homenageado por clubes nas redes sociais

Tão logo se soube do passamento de Ziraldo, alguns dos principais clubes do Brasil, prestaram suas homenagens.

PUBLICIDADE

A morte de Ziraldo

O artista faleceu neste sábado, 6 de abril, aos 91 anos no apartamento onde vivia no Rio de Janeiro. Segundo relato da cineasta e filha do desenhista, Daniela Thomas ao UOL, Ziraldo Alves Pinto sofreu um AVC, em 2018, o que passou a limitar bastante a saúde e os movimentos do pai, que passava a maioria do tempo na cama e com cuidadores.

O que foi a Copa União

Originada do “racha” entre a CBF e o então, recém criado, Clube dos 13, a disputa foi organizada em módulos Verde, Amarelo, Azul e Branco, que representavam as quatro divisões do futebol nacional.