Home Futebol Como foram os jogos de Internacional e Grêmio durante a enchente do RS em 1941

Como foram os jogos de Internacional e Grêmio durante a enchente do RS em 1941

A dupla Gre-Nal entrou em campo há 83 anos, num cenário idêntico à tragédia natural vivida pelo Rio Grande do Sul

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e passou a escrever para o site NasPistas.com a partir de 2023.
Gre-Nal disputado na época da enchente de 1941

Gre-Nal disputado na época da enchente de 1941 (Reprodução/Revista do Globo e Gremiopedia)

A enchente de 1941 sempre foi uma referência histórica para os gaúchos em termos de catástrofes ambientais, com o nível do Lago Guaíba chegando a 4,76m. O recorde perdurou por 83 anos, até chegar ao índice de 5,35m no último domingo (5). Atualmente, Grêmio e Internacional estão com suas atividades paralisadas. Mas como a dupla Gre-Nal lidou com as cheias há oito décadas atrás?

PUBLICIDADE

O período em que as águas invadiram Porto Alegre, como acontece hoje, perdurou entre abril e maio daquele ano, num total de 35 dias. As chuvas no Rio Grande do Sul começaram por volta de 10 de abril, quando o Internacional enfrentou o 14 de Julho em Passo Fundo. O amistoso terminou empatado em 4 a 4.

Na ocasião, o Colorado tinha o histórico esquadrão denominado Rolo Compressor, com nomes consagrados como Tesourinha e Carlitos. Aquela equipe do Internacional conquistou o hexacampeonato gaúcho nos anos 40, levantando oito taças em nove anos naquela década.

PUBLICIDADE

Conforme o historiador Raul Pons, a inundação teve início no dia 13 de abril de 1941, data em que o Internacional aplicou 11 a 3 no Atlântico em Erechim. “O Inter voltou à capital, com o futebol paralisado. As águas se espalhavam pela cidade”, contou Pons, na plataforma X.

Contudo, os registros apontam algumas partidas realizadas nas semanas seguintes. De acordo com o site Gremiopedia, o Grêmio disputou três jogos antes das cheias, todos amistosos.

No Estádio Passo D’Areia, o Tricolor perdeu por 3 a 2 para o São José em 20 de abril. Quatro dias depois, empataria em 1 a 1 com o Brasil de Pelotas no antigo Estádio da Baixada, que ainda sediaria uma derrota gremista de 4 a 2 para o Novo Hamburgo em 1º de maio. Este foi último jogo antes da paralisação por conta das enchentes. O extinto campo gremista ainda teve um amistoso em que o Xavante golearia o Cruzeiro por 6 a 1 em 22 de abril.

Pons acrescentou que as chuvas diminuíram de volume em 6 de maio de 1941, mas a enchente atingiria o seu ponto máximo de 4,76m dois dias depois. As precipitações cessaram em 14 de maio. Pelos registros, o Grêmio ficou 17 dias sem jogar, enquanto o Internacional ficou mais tempo ausente dos gramados: 35 dias.

PUBLICIDADE

Grêmio e Internacional realizaram dois clássicos na retomada do futebol

Com as águas ainda não tendo baixado completamente, ocorreram dois clássicos Gre-Nal, com o primeiro em 18 de maio tendo a renda revertida para os flagelados. Pela Taça Foernges, no Estádio da Timbaúva (cujo gramado existe até hoje), empate em 2 a 2. No mesmo local, o Internacional venceria o confronto seguinte por 3 a 2 em 25 de maio, erguendo o troféu.

“No dia 29 de maio voltou a chover, sem que as águas tivessem baixado completamente”, informou Raul Pons, completando que as águas só recuariam em 10 de junho de 1941. Em entrevista para a Rádio Guaíba, o hidrólogo Fernando Fan, professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, comunicou que o nível do Guaíba só baixou os três metros 32 dias depois de atingir o pico.

O Internacional venceria o campeonato citadino de Porto Alegre daquela temporada, na época classificatório para o estadual que só era disputado pelos campeões das regiões. No Gauchão que só foi concluído em fevereiro de 1942, o Colorado conquistaria o título derrotando o Rio Grande na final.

PUBLICIDADE
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial