Home Tênis Confira o retrospecto de Rafael Nadal, marcante em Roland Garros

Confira o retrospecto de Rafael Nadal, marcante em Roland Garros

14 vezes campeão do Aberto da França, foi eliminado pela 3⁠ª vez na competição, mas não cravou despedida oficial

Beatriz Ojeda
Ex-atleta, formada em Letras e apaixonada por esportes desde sempre. Trabalho como redatora desde 2018, fazendo cobertura de mídia esportiva, futebol, tênis e esportes americanos. Sou colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para aliar as duas grandes paixões.
Rafael Nadal

Rafael Nadal deixando a quadra principal de Roland Garros (Créditos: Divulgação Roland Garros)

Rafael Nadal passou quase dois anos afastado das quadras em recuperação de lesões. De olho na temporada de saibro, apesar de não garantir bons resultados nos torneios anteriores, o tenista espanhol encontrou rival difícil na estreia do Roland Garros. Nesta segunda-feira (27), o alemão Alexander Zverev se tornou o terceiro atleta a derrotar o rei do saibro no torneio.

PUBLICIDADE

Rafael Nadal se despede de Roland Garros

O sorteio do Aberto Francês quis que um duelo especialmente emotivo de 2022 se repetisse. Naquele ano, Rafa Nadal venceu seu último Roland Garros após passar na semifinal contra Alexander Zverev. O alemão, que vivia grande momento, sofreu uma dura lesão ligamentar no tornozelo. Dois anos depois, e em momentos diferentes, a sorte sorriu para o número 4 do mundo, faturando a primeira eliminação em primeira rodada do espanhol.

Apesar de ser questionado em entrevista sobre se seria seu último Aberto da França, o tenista espanhol não admitiu publicamente a possibilidade. O maior campeão do Grand Slam no saibro, levantou o troféu em 14 ocasiões e foi derrotado em apenas três ocasiões. Se tornando o maior campeão do torneio.

PUBLICIDADE

Na sua primeira participação, em 2005, Rafa Nadal venceu o torneio aos 19 anos. De lá para cá, venceu em: 2006, 2007, 2008, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2022. O atleta foi vencido no saibro francês apenas por Sonderling, Djokovic e Zverev. Portanto, vencendo 112 partidas disputadas, um aproveitamento de 96,5%.

Entre os recordes impressionantes do tenista espanhol em Roland Garros, foi ser campeão sem perder sets em 2008, 2010, 2017 e 2020. Nadal tampouco perdeu um quinto set na disputa do Aberto Francês. Além disso, venceu todas as finais que disputou na competição, passando por nomes igualmente históricos como Federer, Djokovic, Favid Ferrer, Mariano Puerta, Wawrinka, Sonderling, Thiem e Casper Ruud.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial