Home Futebol Defesa do Flamengo vira problema para Tite depois de excelente início de temporada

Defesa do Flamengo vira problema para Tite depois de excelente início de temporada

Rubro-Negro contava com qualidade no Carioca, mas vive momento abaixo do esperado

Beatriz Ojeda
Ex-atleta, formada em Letras e apaixonada por esportes desde sempre. Colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para aliar as duas grandes paixões.
Tite em Palmeiras x Flamengo

Tite durante Palmeiras x Flamengo no Allianz Parque pelo Brasileirão. (Créditos: Alexandre Schneider/Getty Images)

No início de 2024, o Flamengo se posicionava como um dos principais protagonistas para títulos na temporada. No Campeonato Carioca, o Rubro-Negro de Tite não apresentava espaços para gols e venceu o estadual com invencibilidade. Porém, no Brasileirão e na Libertadores, o que já foi uma fortaleza, se tornou problema e rende pressão para o treinador e risco de demissão.

PUBLICIDADE

Tite vive momento crítico com o Flamengo

A defesa do Flamengo no início da temporada era um dos grandes motivos de tranquilidade para os torcedores. Porém, nas últimas 11 partidas disputadas pelo Rubro-Negro, o clube sofreu nove gols. Além disso, nas partidas que o time carioca venceu, mesmo assim não convenceu, rendendo críticas da mídia esportiva e da torcida.

No início de 2024, o Rubro-Negro demorou aproximadamente quatro meses para sofrer um gol em competição oficial. Porém, a situação entre o Brasileiro e o Libertadores começa a preocupar, nas últimas onze partidas, nove gols saíram de jogadas de bola parada ou cruzamentos na área. Destes tentos sofridos, quatro são gols de cabeça, três de cruzamentos na área com bola rolando e uma de cobrança escanteio. Finalmente, os últimos dois foram de rebotes.

PUBLICIDADE

Portanto, Tite comandou o Flamengo em 2024 em 23 partidas oficiais, sofrendo nove gols e marcando 38. O treinador acumula 15 vitórias, cinco empates e três derrotas, com um aproveitamento de 72,5%. Apesar dos números não serem negativos, a preocupação com a queda de rendimento abrupta e de vencer ou empatar sem apresentar grande futebol, preocupa a torcida.

Atualmente, o Flamengo é o terceiro colocado do Grupo E da Libertadores e corre o risco de não classificar. Até o momento, o Rubro-Negro venceu uma partida, empatou uma e perdeu duas na competição continental. Por outro lado, no Brasileirão Série A, o clube está na sétima colocação com oito pontos, fruto de duas vitórias, dois empates e uma derrota.

Finalmente, na Copa do Brasil, Tite venceu por 1 a 0 o Amazonas no Maracanã, mas mesmo assim recebeu críticas pela partida sem emoções. Assim, o treinador precisará voltar para a sequência vencedora, ajustando a defesa e rendendo melhor futebol para aliviar parte dos comentários negativos da mídia esportiva e dos torcedores.