Flamengo na Libertadores. Foto: Paula Reis / CRF
O Flamengo fez uma campanha instável na fase de grupos da Libertadores, mas conseguiu confirmar a classificação após vitória por 3 a 0 contra o Millonarios, nesta terça-feira (28), no Maracanã. O time comandado por Tite terminou em segundo no Grupo E, com 10 pontos, contra 13 do líder Bolívar. Sendo assim, o adversário nas oitavas de final será algum primeiro colocado, em definição que irá acontecer depois de sorteio da Conmebol.
No momento, cinco primeiros lugares já estão confirmados, sendo três brasileiros: Atlético-MG, Fluminense e Palmeiras, além de Junior Barranquilla e Bolívar. Como não há travas no sorteio, diferente do que acontece na Champions League, o Flamengo pode enfretar qualquer um dos citados.
Restam mais três definições de líderes: no Grupo B, o SPFC tem confronto direto com o Talleres e assume a primeira colocação se vencer no Morumbis, enquanto os argentinos precisam apenas de um empate; já no C, The Strongest, Huachipato, Estudiantes e Grêmio podem ser líderes; por fim, no H, o River Plate necessita só de um empate para firmar vaga no topo.
Ou seja, o Rubro-Negro ainda corre o risco de ter, por exemplo, São Paulo, Grêmio ou River Plate logo de cara nas oitavas da Libertadores.
Com o elenco mais caro da América do Sul, o Flamengo começou a fase de grupos totalmente como favorito em um grupo que tinha Bolívar, Millonarios e Palestino. No entanto, a equipe carioca escorregou e perdeu pontos importantes ao longo da competição.
Sorteio da Conmebol
Os duelos das oitavas de final da Copa Libertadores da América serão definidos em sorteio na próxima segunda-feira (3). Os jogos dessa fase acontecem apenas nas semanas dos dias 14 e 21 de agosto.

