Home Marketing Esportivo Mercado digital segue pouco explorado pelos clubes do Brasil

Mercado digital segue pouco explorado pelos clubes do Brasil

Redes sociais podem ser uma importante fonte de receitas para os times do futebol brasileiro

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.
Símbolos de redes sociais

Símbolos de redes sociais (Reprodução)

Nos últimos anos estamos vendo os clubes do Brasil buscando ampliar suas fontes de receitas. Porém o mercado digital segue sendo pouco explorado. Apesar do alto engajamento, o retorno financeiro é muito baixo.

PUBLICIDADE

Conforme estudo publicado pela empresa Sports Value, especialista em marketing esportivo, os times brasileiros somam mais de 145 milhões de fãs nas principais redes sociais, com mais de 4,5 bilhões de interações com seus torcedores.

Ao analisar as receitas com patrocínios dos clubes na última temporada comparando com o engajamento virtual, fica claro o potencial que o mercado digital tem para muitos clubes.

PUBLICIDADE

Ao analisar o gráfico abaixo, percebemos uma diferença considerável entre as interações das equipes x valores recebidos com patrocínios:

Foco em redes mais lucrativas

Um outro fato importante do estudo é perceber um alto investimento de recursos por parte dos clubes brasileiros para postagens no Facebook e X (antigo Twitter), mas com um retorno muito baixo.

O gráfico abaixo mostra a média de interações de postagens no Instagram, uma das redes que têm maior possibilidade de retorno financeiro, comparado ao engajamento de outras mídias.

Como os clubes do Brasil podem explorar esse mercado?

Diversas equipes esportivas investem na produção de conteúdos para suas redes sociais, como YouTube, Instagram e TikTok. Porém poucas ações práticas para aproveitar o engajamento e as interações dos torcedores nas postagens.

PUBLICIDADE

A base de dados digital é um mercado com muito potencial, que poderia ser aproveitado e explorado pelos times, principalmente para os clubes trabalharem com torcedores de outros estados ou até mesmo países.

Outro ponto que poderia ter mais atenção é na relação com patrocinadores, tanto para conseguir novas empresas como para ampliar o alcance com parceiros já existentes. Campanhas e ativações focadas nas redes sociais, por exemplo, poderiam ser um importante ponto de partida para testes e novas possibilidades de receitas.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial