Home DESTAQUE Morre nadador escocês que impediu recorde dos Estados Unidos em 1976

Morre nadador escocês que impediu recorde dos Estados Unidos em 1976

David Wilkie conquistou o ouro olímpico nos jogos de Montreal em 1976; ex-atleta se aposentou aos 22 anos

Bruno Bravo Duarte
Bruno Bravo Duarte é um jornalista que atua como editor, redator e repórter há mais de dez anos. Formado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá em 2004, teve passagens por EQI Investimentos, Naspistas.com, Jornal Povo, Jornal do Rock e Niterói TV. Atualmente no Torcedores.com
David Wilkie - Montreal - 1976

Wilkie nas Olímpiadas de Montreal (Getty Images - Tony Duffy /Allsport)

O ex-nadador David Wilkie morreu na última quarta-feira (22), vítima de um câncer aos 70 anos. O escocês faturou a medalha de ouro nas Olímpiadas de Montreal de 1976, quebrando a hegemonia norte-americana no evento.

PUBLICIDADE

Na ocasião, os Estados Unidos conquistaram doze das treze medalhas disponibilizadas para a natação. Wilkie foi o único atleta de outro país a subir no degrau mais alto do pódio naquele ano. De quebra, o nadador ainda quebrou o recorde olímpico com a marca de 2min15s11.

David Wilkie treinou na América do Norte

Considerado um dos maiores nadadores da Escócia, David Wilkies chegou à Montreal após conquistar a prata nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972. Para obter um melhor desempenho nas piscinas, o ex-atleta optou por um treinamento nos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

A ida para as Olímpiadas de 1976 e a conquista do ouro olímpico vieram acompanhadas de uma medalha de prata. Wilkie ficou com o segundo lugar nos 100m peito. Dois meses depois, o atleta anunciou a sua aposentadoria, aos 22 anos.

A curta carreira e as conquistas renderam homenagens a David Wilkie. O ex-nadador virou um ídolo do esporte e ainda se tornou membro da Ordem do Império Britânico (MBE).

A morte do escocês causou comoção na internet. A ex-nadadora britânica Sharron Davis, medalha de prata nas Olimpíadas de Moscou, em 1980, utilizou o seu “X” para prestar uma pequena homenagem ao ídolo.

“Estou tão triste em saber da perda do campeão olímpico superstar do nado peito, minha primeira paixão e definitivamente uma inspiração, o orgulhoso escocês David Wilkie, que morreu hoje cedo. Durma bem, velho amigo”, compartilhou.

PUBLICIDADE

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial