Home Futebol Tostão elege equipe “complexa” do futebol brasileiro hoje

Tostão elege equipe “complexa” do futebol brasileiro hoje

Ex-jogador da seleção fica impressionado com a queda de rendimento técnico de time de um jogo para outro

Eder Bahúte
Eder Bahúte integra o time do Torcedores.com desde 2016. Na cobertura esportiva, atua como redator e tem como foco principal o futebol brasileiro, internacional e mídia esportiva. Diplomado pela Universidade Paulista, o profissional acumula experiência em radiojornalismo e mídia impressa, além de participação em eventos da Copa do Mundo e Paulistão.
Tostão

Ex-jogador é colunista da Folha de S.Paulo - Reprodução/YouTube

A complexidade no futebol foi tema central na coluna de Tostão no jornal Folha de S.Paulo. Nos últimos dias, uma equipe deixou o ídolo histórico do Cruzeiro embasbacado com a diferença técnica apresentada num intervalo tão curto. O Sport, que por pouco não complicou a vida do fortíssimo Atlético na Copa do Brasil, acabou sendo goleado em casa pelo Fortaleza dias depois.

PUBLICIDADE

Para a surpresa do tricampeão com a seleção, o Leão simplesmente levou quatro gols no primeiro tempo. O placar elástico chamou a atenção, uma vez que a mesma equipe pernambucana havia apresentado um nível de futebol agradável anteriormente.

“O futebol é um jogo de enorme complexidade, que vai muito além do talento individual e da estratégia coletiva. No início da partida entre Sport e Fortaleza pela semifinal da Copa do Nordeste, parecia que o time pernambucano repetiria a ótima partida que tinha realizado dias atrás contra o Atlético-MG. Não foi o que ocorreu”, inicia Tostão.

PUBLICIDADE

Taticamente, o colunista explicou os caminhos que o Leão do Pici buscou para surpreender o rival pernambucano.

“Os gols foram facilitados pelo péssimo posicionamento defensivo do Sport. Os dois laterais e o meio campo avançavam ao mesmo tempo e deixavam os dois zagueiros perdidos contra os muitos jogadores do Fortaleza que chegavam ao ataque”, analisa.

Outro caso semelhante envolve o Bahia. Apesar de uma boa campanha no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil, o Tricolor nesta semana caiu para o CRB na Copa do Brasil

“O Bahia retrata a complexidade do futebol, pois está muito bem no Brasileirão e na Copa do Brasil e, ao mesmo tempo, foi eliminado da Copa do Nordeste —além de ter perdido a final do estadual para o Vitória”, diz.

PUBLICIDADE

Tostão aponta time que apresenta o melhor futebol hoje

Admirador do futebol bem jogado, Tostão admite ter uma predileção pelo que mostra Manchester City e Real Madrid.

“O Manchester City joga o futebol coletivo mais eficiente e mais bonito do mundo, talvez da história, além de ter excepcionais atletas”, aponta Tostão, que aproveita também elogiar os Merengues.

“O Real Madrid encanta pelos craques que tem e pela capacidade de criar variações táticas dentro de um jogo”, acrescentou.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial