Home Esportes Paralímpicos Brasil conquista 20 medalhas no World Series de natação paralímpica

Brasil conquista 20 medalhas no World Series de natação paralímpica

Seleção brasileira conquistou sete ouros em competição encerrada em Berlim no último domingo dia 2

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.

Brasil quebrou quebrou recorde mundial com Gabriel Araújo - foto (Divulgação/CPB)

O Brasil encerrou sua participação no World Series de natação paralímpica com 20 medalhas. Foram sete ouros, seis pratas e sete bronzes), entre adultos e juniores. A seleção brasileira bateu dois recordes mundiais, durante a competição, realizada em Berlim e que acabou no último dia 2 de junho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

As provas no World Series foram multiclasses, ou seja, nadadores com diferentes tipos de deficiência nadaram na mesma série, sendo que as classificações às finais e as medalhas foram definidas por meio do Índice Técnico da Competição (ITC).

Seleção brasileira quebra dois recordes mundiais

No último dia de provas, o mineiro Gabriel Araújo, da classe S2 (limitação físico-motora), completou os 50m borboleta em 52s37 nas eliminatórias e estabeleceu a melhor marca do planeta. A anterior já pertencia ao brasileiro, que, em junho do ano passado, havia registrado o tempo de 52s96, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Na final em Berlim, ele se sagrou campeão ao concluir a distância em 54s08.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com a quebra do próprio recorde, Gabrielzinho se juntou à pernambucana Carol Santiago. No sábado, 1º, ela nadou os 50m livre da classe S12 (baixa visão) em 26s61 e também fez uma nova marca mundial no World Series alemão. A atleta superou a si própria, já que, em agosto de 2023, no Mundial de Manchester (ING), a pernambucana terminou a mesma prova em 26s65.

Outras medalhas brasileiras no último dia de disputas

Além do recorde e do ouro de Gabrielzinho, o domingo também teve mais cinco pódios para o Brasil. A fluminense Mariana Gesteira subiu ao lugar mais alto do pódio nos 100m costas com o tempo de 1min08s42, novo recorde das Américas na classe S9 (limitação físico-motora). A marca anterior era da norte-americana Christie Raleigh-Crossley – 1min08s74, feitos em 2022. A outra medalha dourada do dia veio com o catarinense Talisson Glock, da classe S6 (limitação físico-motora). Nos 200m medley, ele registrou o tempo de 2min44s08.

O mineiro Arthur Xavier de apenas 17 anos ficou com a prata Júnior também nos 100m costas da classe S14 (deficiência intelectual). Ele terminou a disputa em 1min02s41. Essa foi a mesma cor da medalha de Carol Santiago nos 50m borboleta S12 (29s24).

PUBLICIDADE

Para finalizar a jornada, o brasiliense Wendel Belarmino, da classe S11 (deficiência visual), foi bronze nos 50m borboleta masculinos, com o tempo de 28s49, novo recorde das Américas. Quem também estabeleceu uma nova marca continental nessa prova foi o pernambucano Phelipe Rodrigues, da classe S10 (limitação físico-motora), que nadou a distância em 26s81 na final B (que não valeu medalhas).

PUBLICIDADE

Todas as medalhas do Brasil no World Series de Berlim

QUINTA-FEIRA, 30 DE MAIO
100m peito
Carol Santiago (S12) – OURO
João Pedro Brutos (S14) – BRONZE

200m livre
Arthur Xavier (S14) – BRONZE (Júnior)

SEXTA-FEIRA, 31 DE MAIO
100m livre
Carol Santiago (S12) – OURO
Phelipe Rodrigues (S10) – PRATA
Arthur Xavier (S14) – BRONZE (Adulto) e OURO (Júnior)

150m medley
Lídia Cruz (S4) – PRATA

PUBLICIDADE

SÁBADO, 1º DE JUNHO
50m livre
Carol Santiago (S12) – OURO
Phelipe Rodrigues (S10) – PRATA
Wendell Belarmino (S11) – BRONZE

400m livre
Talisson Glock (S6) – PRATA

50m peito
Carol Santiago (S12) – BRONZE
João Pedro Brutos (S14) – BRONZE

DOMINGO, 2 DE JUNHO
50m borboleta
Gabriel Araújo (S2) – OURO
Wendell Belarmino (S11) – BRONZE
Carol Santiago (S12) – PRATA

PUBLICIDADE

100m costas
Mariana Gesteira (S9) – OURO
Arthur Xavier (S14) – PRATA (Júnior)

200m medley
Talisson Glock (S6) – OURO

Better Collective