Jogadores do Fluminense comemoram gol (Thiago Ribeiro /AGIF (via AP)
O Flamengo enfrenta uma fase difícil neste mês de junho. Apesar dos bons resultados e da liderança no Brasileirão Série A, a equipe de Tite tem que lutar diariamente contra os vários desfalques.
O Mengão está com cinco jogadores convocados para a disputa da Copa América e, para piorar, outros ainda estão ausentes devido a lesões. Nesta semana, o técnico Tite fez uma reclamação durante entrevista coletiva, criticando Julio Avellar, diretor de competições da CBF e mostrando descontentamento com o calendário do futebol brasileiro.
O presidente do Atlético-GO, Adson Batista, respondeu às declarações de Tite, se mostrando favorável a mudanças no futebol brasileiro, porém, contra-atacou afirmando que o Flamengo é o maior beneficiado com a maratona de jogos que acontece no país:
“O futebol brasileiro precisa de um amplo debate a respeito do calendário! Há anos se discute como melhorar, mas ninguém apresentou uma ideia plausível. Ficar reclamando no meio do ano também não vai resolver”, começou falando.
“Não sou puxa-saco, sou realista, Tite tem suas razões, por causa do tempo de recuperação dos atletas, mas o Flamengo é o maior beneficiado com a maratona de jogos pelo tamanho do investimento em seu elenco”, continuou.
“ Times com menor potencial financeiro vão sofrer muito mais com o acúmulo de jogos. Vejo o diretor de competições Júlio Avellar fazendo um trabalho técnico e de excelência, em que todos os clubes são respeitados e ouvidos na elaboração de tabelas, uma coisa é clara, não temos datas!”, acrescentou:
“Acredito que as lideranças do futebol brasileiro deveriam produzir soluções, ficar apontando culpados, transferindo responsabilidades e exigindo milagres não vai beneficiar ninguém!”, finalizou ele em postagem na rede social “X”.
Tite, do Flamengo, está insatisfeito com o calendário do futebol brasileiro
O treinador do Flamengo não é o primeiro e certamente não será o último a desabafar sobre a forma como o futebol é disputado no Brasil. Além de vários problemas envolvendo arbitragem, equilíbrio financeiro entre os times e falta de união entre os clubes, o calendário é outro fator que prejudica a disputa do esporte.
Na quinta-feira (20/06), Tite havia reclamado sobre isso:
“Tem atletas, pessoas, seres humanos que daqui a pouco com menos de 72 horas vai estourar. Vai estourar lesão, um joelho, um tornozelo! Prejudica todo o clube, uma campanha, o atleta individualmente. Cuidado! Vou dar de novo o nome: Julio Avellar, cuidado! Cuidado com a sua atividade! Faça as coisas corretas”, falou o treinador.

