Home Futebol Anunciado no Corinthians, confira o retrospecto de Ramón Díaz

Anunciado no Corinthians, confira o retrospecto de Ramón Díaz

Técnico teve passagens vencedoras por Al Hilal, de Neymar e o argentino River Plate, onde ganhou uma Libertadores

Rogério Guimarães
Rogério Guimarães é editor e redator que atua há mais de dez anos com conteúdos web e impresso de vários segmentos. Formado em Geografia pela USP, Universidade de São Paulo, já trabalhou para agências de publicidade e editoras de material didáticos e técnicos, como FTD, Moderna, Sesi, Senai, Senac entre outras. Atualmente no Torcedores.com.
Ramón Díaz, ex-técnico do Vasco e atual do Corinthians

Ramón Díaz, ex-técnico do Vasco e atual do Corinthians (Jorge Rodrigues/AGIF/Sipa USA)

Ramón Díaz foi anunciado nesta quarta-feira como novo treinador do Corinthians após mais de uma semana da demissão de António Oliveira. Com passagem pelo Vasco em 2023 e títulos no River Plate e Al Hilal, o argentino chega com a difícil missão de tirar o Alvinegro da zona do rebaixamento.

PUBLICIDADE

A experiência de Díaz é vista pela diretoria alvinegra como positiva para uma recuperação rápida na tabela.

Apesar da temporada ruim com o Cruz-maltino no ano passado, que ficou praticamente todo o campeonato na zona da degola, Ramón Díaz é um treinador vencedor cuja carreira começou em 1996 no River Plate.

PUBLICIDADE

Ramón Díaz jogador

Ramón Díaz é lembrado na Argentina primeiramente por sua atuação como centroavante e atacante no River Plate, clube que o revelou em 1978. Saiu rapidamente das divisões de base para o time principal, quando levantou a taça do campeonato nacional nas temporadas de 1979, 1980 e 1981.

Foi negociado com o Napoli em 1983, em uma época que os jogadores argentinos começaram a ser muito requisitados por times italianos. Ainda na Itália, passou por Avelino, Fiorentina e Inter de Milão.

No começo da década de 1990, teve breve passagem pelo Mônaco, mas logo retornou ao River Plate, onde ficou por duas temporadas antes de encerrar a carreira no japonês Yokohama Marinos em 1995.

Ramón Díaz treinador

Tão logo pendurou as chuteiras dentro das quatro linhas, ingressou rapidamente na carreira de treinador no River, onde conquistou o campeonato argentino de 1996, 1997, 1999 (Apertura); 1997 e 2002 (Clausura). O triunfo maior defendendo os Millionarios veio com a conquista da Libertadores de 1996.

PUBLICIDADE

Após atuação excepcional no River, Díaz foi chamado para o San Lorenzo, onde venceu a etapa Clausura do argentino de 2007. As conquistas na Argentina abriram as portas para o mercado internacional: em 2008, foi anunciado no América, tradicional clube mexicano.

Sem destaque na primeira empreitada fora da Argentina, voltou à terra natal e assumiu o Independiente em 2011 para retomar o controle do River 2012. Em 2016, foi contratado pelo Al Hilal, da Arábia Saudita, onde faturou o campeonato nacional e a Copa do Rei em sua primeira passagem.

Atuou em outros clubes do Oriente Médio, como Al Ittihad, também da Arábia Saudita, Pyramids, do Egito, e Al Nasr, dos Emirados Árabes Unidos. Após uma breve passagem pelo Libertad, do Paraguai, retornou ao Al Hilal em 2021, quando repetiu os títulos da sua primeira liderança como técnico.

Em julho de 2023, assumiu o Vasco em substituição de Maurício Barbieri quando o Cruz-maltino estava na última posição. Aos poucos conseguiu dar um formato à equipe, que contou não apenas com o talento do centroavante Vegetti, mas com o apoio incondicional da torcida vascaína, que enfrentou também a interdição de seu estádio em razão de uma punição do STJD.

PUBLICIDADE
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial