Home Futebol Zico aponta diferencial do Palmeiras no futebol brasileiro: “Flamengo adotou outro”

Zico aponta diferencial do Palmeiras no futebol brasileiro: “Flamengo adotou outro”

Galinho indicou que os rivais estão divergindo em projeto envolvendo os jovens da base

Bruno Romão
Bruno Romão atua, como redator do Torcedores.com, na cobertura esportiva desde 2016. Com enfoque em futebol brasileiro, futebol internacional e mídia esportiva, acumula experiência em eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Possui diploma de bacharelado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba.
Zico.

Zico, ídolo do Flamengo (Reprodução)

Zico deu ênfase à mudança do Palmeiras após um período de grandes contratações. Apostando nas categorias de base, a equipe paulista vem colhendo frutos dentro e fora de campo. Isso porque os atletas formados se valorizam entre os profissionais e são vendidos por quantias astronômicas, casos de Endrick e Estêvão.

PUBLICIDADE

“O Palmeiras era um time de contratações, de repente começou a promover, olha quantos jogadores surgiram lá. Demora.”, afirmou Zico, no programa Resenha do Galinho.

Em relação ao Flamengo, Zico considera que o Rubro-Negro, ao contrário do Palmeiras, não vem aproveitando os jovens no time principal. Neste contexto, o ídolo do clube lembrou que, no passado, os garotos da base eram totalmente formados antes de eventuais vendas.

PUBLICIDADE

“O Flamengo adotou outro (modelo). Formava e vendia. Fazia em casa (os craques). Agora está vendendo, adquirindo verba e contratando mais do que o normal.”, sinalizou.

Repercutindo o aumento do limite de estrangeiros no Brasileirão, Zico não condena a presença de profissionais gringos no futebol nacional. Porém, na visão do ex-jogador, o limite de nove jogadores está acima do ideal, tendo em vista que os jovens da base acabam perdendo espaço.

“Hoje é mais fácil pegar um estrangeiro em vez de promover (jovens) […] Eu acho que os estrangeiros sempre tiveram espaço no futebol brasileiro, seja treinadores ou jogadores. Mas eu acho que o número de nove é exagerado.”, opinou.

Zico banca status do futebol brasileiro

Destacando que a Premier League cresceu por trazer apenas jogadores do mais alto nível, Zico recordou o cenário semelhante na Itália. Apesar das cifras vantajosas na Europa, o ídolo do Flamengo acredita que o futebol brasileiro está em um patamar acima e precisa de grandes craques.

PUBLICIDADE

“Uma das grandes vantagens da Premier League foi isso: levou só jogadores tops e de nível de seleção, o que ajuda na formação. Na Itália, quando eram só dois, estavam os melhores do mundo. Os italianos viam os melhores e isso ajudava. No Japão, se não levava um cara legal, ele olhava assim: ‘Como vou ficar na reserva para um cara desse? Só porque ele é brasileiro?’. Se vai um cara legal, ele ensina. O futebol brasileiro, me desculpe, está na frente de todo mundo para ser respeitado.”, externou.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial