Barcelona vence Valencia na estreia da La Liga com dois gols de Lewandowski
O centroavante polonês começou muito bem a temporada, sendo decisivo na vitória do Barça sobre o adversário espanhol fora de casa
Lewandowski comemora gol do Barcelona (Magara Press SL/Alamy Live News)
O Barcelona enfrentou o Valencia fora de casa na rodada de abertura da La Liga e conseguiu uma boa vitória com show de Robert Lewandowski.
O Barcelona veio para o jogo cercado de incertezas devido aos problemas financeiros que atingem o time e a falta de contratações de peso para a próxima temporada. O time catalão começou 2024/25 com ainda menos alternativas do que a campanha passada.
Já do outro lado, o Valencia seguia sonhando em retomar um protagonismo maior no Campeonato Espanhol. A equipe passou por uma fase ruim na última década e passou a ocupar espaços cada vez menores no país. Agora, sonhava em largar com vitória sobre o Barcelona na estreia.
Como foi o jogo entre Barcelona e Valencia na La Liga?
O Barcelona começou a partida pressionando os donos da casa. Pelos lados, o jovem Yamal aterrorizava os defensores com jogadas individuais.
A primeira chance dos catalães surgiu aos 18 minutos, quando Raphinha mandou uma bomba de esquerda e o goleirão Mamardashvili foi forçado a se atirar para defender.
O Valencia respondeu na sequência. Diego López cruzou pela esquerda, Hugo Duro desviou e Ter Stegen apareceu para fazer a defesa providencial e salvar o Barcelona.
Aos 27 minutos, nova chance do Barcelona. Desta vez, Ferrán Torres levanta na área e Cubarsí tenta cabecear, mas manda por cima do gol.
À medida que o final do primeiro tempo foi se aproximando, o Valencia foi melhorando na partida. Aos 44, Diego López levanta na área e Hugo Duro sobe para marcar de cabeça, 1 a 0.
O Barcelona partiu para cima ainda no primeiro tempo e, aos 46, quase empatou. Marc Casado bateu de esquerda após receber dentro da área e Gasirowski evita o gol, salvando em cima da linha.
O Valencia quase ampliou na sequência, quando Ter Stegen se atrapalhou todo na saída de bola. A bola acabou sobrando para Hugo Duro, que finalizou de esquerda, mas Cubarsí estava bem posicionado para salvar em cima da linha.
No finalzinho da primeira etapa, o Barcelona conseguiu o empate. Yamal recebeu pela direita, escorou para o meio e Lewandowski chegou batendo de direita, 1 a 1.
Na segunda etapa, o Barcelona voltou ainda mais agressivo e conseguiu uma penalidade à seu favor logo no primeiro minuto. Quem bateu foi Lewandowski, que não perdoou, mandando no ângulo, 2 a 1.
Após a virada, o Valencia tentou se lançar ao ataque. Aos 7 minutos, André Almeida cobrou falta e Duro apareceu na área para cabecear, mas mandou para fora.
Apesar dos ataques, o Valencia não conseguia empatar e o Barcelona tentava aumentar a vantagem sempre que podia. Aos 24 minutos, Lewandowski foi travado por Mosquera na hora que ia finalizar de dentro da área adversária, com a bola saindo para escanteio.
O Valencia tentava, porém, não conseguia mudar o placar. Já o Barcelona quase aumentou aos 45 minutos. Desta vez, Casado recebeu lindo passe de Pau Victor na marca de pênalti, mas ele mandou para fora.
O Barcelona seguiu tendo o controle nos minutos finais e a partida terminou em 2 a 1 para a equipe catalã na primeira rodada da La Liga.

