Na última sexta-feira (30), o Flamengo anunciou a contratação de Gonzalo Plata, atacante equatoriano de 23 anos que estava atuando no futebol do Catar.
O jogador foi o quarto reforço do Flamengo nesta janela de transferência, em uma sequência de contratações impressionantes e que elevaram bastante o nível da qualidade do elenco do Mengão em 2024.
Antes de Gonzalo Plata, o Flamengo já havia anunciado Michael, Alex Sandro e Carlos Alcaraz, todos eles atletas consolidados no futebol internacional e que acrescentarão muita qualidade ao elenco de Tite.
Para contratar Plata, o Flamengo desembolsou 3,8 milhões de euros por cerca de 50% dos direitos econômicos do atacante, com outros 5 milhões podendo ser acrescentados no caso de metas previstas em contrato serem atingidas.
Vale destacar que no contrato acordado entre as partes ficou estabelecido a clamada “mais valia”, que garante que caso o Flamengo venda o atleta no futuro, o Al-Sadd, onde ele atuava no Catar, ficará com 30% dos lucros.
Com as contratações galácticas das últimas semanas, principalmente a de Alcaraz, que foi a mais cara da história do Flamengo e segunda maior do futebol brasileiro, o Mengão se aproximou do Botafogo no ranking de times que mais gastaram em contratações em 2024.
Novo reforço do Flamengo possui passagens pelo futebol europeu
Apesar da juventude, Gonzalo Plata já se aventurou por vários clubes. Ele passou por Sporting, de Portugal e Real Valladolid, da Espanha. Ele foi revelado pelo Independiente del Valle.
No Catar, o jogador participou de 33 jogos na temporada passada, marcando 12 gols e ajudando com oito assistências. Pela seleção do Equador, ele também tem uma boa história, com 37 jogos disputados e seis gols.