Home Esportes Olímpicos Olimpíadas: judoca Bia Souza conquista o primeiro ouro do Brasil nos Jogos

Olimpíadas: judoca Bia Souza conquista o primeiro ouro do Brasil nos Jogos

Brasileira faz luta perfeita e é campeã olímpica em Paris    

Márcio Padula
Márcio Padula é um jornalista que atua há dois anos na cobertura da Sociedade Esportiva Palmeiras e em seu início de carreira escreveu para o jornal Diário de São Paulo sobre os quatro grandes clubes do Estado. Graduado pela FIAM – Faculdades Integradas Alcântara Machado em 1997, já passou por assessorias de comunicação, revistas e jornais. Atualmente no Torcedores.com.

Beatriz Souza é medalha de ouro no judô - David Ramos/Getty Images

A brasileira Beatriz Souza avançou para a final do judô na categoria +78kg após vencer a francesa Romane Dicko, e agora, Bia Souza venceu a israelense Raz Hershko, número 2 do mundo na final e é campeã olímpica do judô.      

PUBLICIDADE

Sim, a brasileira Beatriz Souza é campeã olímpica do judô nas Olimpíadas de Paris 2024, na categoria “acima de 78kg”, em sua primeira participação nos Jogos.

Ela, que ocupa a quinta posição no ranking mundial, venceu a israelense Raz Hershko na decisão da medalha de ouro.

PUBLICIDADE

Nascida em Peruíbe, litoral de São Paulo, Beatriz Souza, ou “Bia”, tem 26 anos de idade, tem 1,78m de altura e pesa cerca de 115kg. Atleta do clube Pinheiros, em São Paulo, ela é presença constante nos pódios das principais competições do esporte.

“É inexplicável. É uma das melhores coisas do mundo. Eu consegui. Deu certo, mãe. Eu consegui. Eu consegui. Foi pela avó. É para a avó, mãe. Eu amo vocês mais do que tudo. Eu amo vocês. Obrigada”, emocionada falou Bia, logo depois de conquistar o ouro em Paris.

Bia Souza presenteia os brasileiros com o primeiro ouro em Paris

A judoca Bia Souza presenteou os brasileiros com o nosso primeiro ouro em Paris, depois de começar no sufoco, pois com 15 segundos de luta levou o primeiro shidô por ‘judô negativo’.

Assim, a punição deixou Beatriz mais esperta, e a judoca brasileira aí, ficou mais agressiva no combate e conseguiu tirar a israelense da zona de conforto. O combate ficou igual em advertências após dois minutos, com as duas punidas por falta de combatividade.

PUBLICIDADE

Depois disso, Bia derrubou a adversária de lado conquistando um waza-ari com 44 segundos de combate. Dali para frente, manteve o controle, se defendeu bem, levou dois shidô e garantiu o título olímpico em sua estreia em Olimpíadas.

Better Collective