A segunda-feira (05) foi um dia histórico para o Brasil nas Olimpíadas de Paris em 2024. O ouro de Rebeca Andrade, no solo da ginástica artística, colocou a atleta como a maior medalhista na história do evento.
Rebeca contabiliza 6 medalhas ao todo, com 2 ouros, 3 pratas e 1 bronze. O recorde era da dupla Torben Grael e Robert Scheidt, que conquistaram cinco na vela.
Junto da ginástica, o Brasil ainda subiu no pódio do surfe em Teahupo’o, no Haiti. Gabriel Medina ficou com o bronze entre os homens e Tatiana Weston-Webb faturou a prata ao ser derrotada pela norte-americana Caroline Marks.
O dia do Brasil nas Olimpíadas
Ginástica artística:
Rebeca Andrade venceu a norte-americana Simone Biles no solo, conquistando um ouro inédito para o Brasil na ginástica artística. Na trave, a campeã ficou com a quarta colocação e Julia Soares foi a sétima.
Triatlo:
O Triatlo brasileiro terminou na oitava posição no revezamento misto. A equipe verde amarela foi formada por Miguel Hidalgo, Djenyfer Arnold, Manoel Messias e Vittoria Lopes.
Saltos ornamentais:
Ingrid Oliveira ficou a vigésima terceira colocação na plataforma de 10m dos saltos ornamentais. A atleta disputou o individual feminino.
Atletismo:
O brasileiro Alison dos Santos, uma das grandes esperanças do Brasil, garantiu a sua classificação à semifinal dos 400m com barreiras. Matheus Lima e Renan Gallina também avançaram no 200m.
No feminino, Juliana Campos, Chayenne da Silva, Tiffani Marinho, Ana Carolina Azevedo e Lorraine Martins não conquistaram vagas para a próxima fase.
Tênis de mesa:
O Brasil entrou para a história ao contar com a atleta paralímpica Bruna Alexandre em uma Olimpíada. A dupla formada pela catarinense e Giulia Takahashi foi eliminada por Shin Yubin e Jeon Jihee da Coreia do Sul. Em relação ao masculino, a equipe brasileira derrotou a seleção de Portugal e avançou às quartas de final.
Canoagem slalom:
Ana Sátila não conseguiu vencer na semifinal do caiaque cross nas Olimpíadas de Paris. A brasileira encerrou a sua participação sem medalhas.
Surfe:
O surfe brasileiro conquistou duas medalhas nesta segunda-feira. Gabriel Medina ficou com o bronze e Tatiana Weston-Webb faturou a prata.
Vôlei masculino:
A seleção brasileira de vôlei não suportou a pressão imposta pelos Estados Unidos. Na quadra, os norte-americanos eliminaram os brasileiros nas quartas de final.
Vôlei de praia:
O vôlei de praia feminino avançou às quartas de final com vitória de Duda e Ana Patrícia sobre Akiko e Ishii do Japão. As brasileiras lacraram o marcador em 2 sets a 0.