O Botafogo foi persistente para vencer o Fluminense por 1 a 0 no Maracanã em ‘Clássico Vovô’ na 27ª rodada do Brasileirão Série A neste sábado (21). O gol da vitória veio nos acréscimos do segundo tempo, com Luiz Henrique após vacilo incrível de Felipe Melo.
Com o triunfo, o Glorioso segue isolado como líder do Brasileirão Série A. Agora, o Alvinegro vai a 56 pontos e abre seis de distância para o Palmeiras, atual vice-líder, jogando pressão para os paulistas na rodada.
Já o Tricolor das Laranjeiras tem muito a lamentar com a derrota no clássico. Isso porque o Flu perde colocações e retorna ao Z-4 do Brasileirão, na 18ª posição, com 27 pontos em 26 jogos.
Fluminense e Botafogo terão poucos dias para virar a chave de olho nas quartas de final da Libertadores nesta semana. O Tricolor das Laranjeiras visita o Atlético-MG na quarta (25), às 19 horas (de Brasília), na Arena MRV, depois de ter vencido o primeiro jogo por 1 a 0.
Por sua vez, o Glorioso viaja para enfrentar o São Paulo no MorumBis, também na quarta-feira (25), às 21h30 (de Brasília). O Alvinegro chega para o confronto com o agregado em 0 a 0 após duelo no Nilton Santos.
Vacilo de Felipe Melo e Lei do Ex com Luiz Henrique definem vitória do Botafogo contra Fluminense no Brasileirão
Se na Libertadores os rivais cariocas estão vivos na disputa para avançar às semfinais, no Campeonato Brasileiro a situação do Glorioso é oposta ao do Tricolor das Laranjeiras.
Jogando no Maracanã, desta vez com mando do Fluminense, o Botafogo teve mais chances de sair a vitória, mas Fábio, em grande noite, garantia o empate até o final. Porém, uma grande bobeada de Felipe Melo terminou em gol de Luiz Henrique, decidindo o clássico. Os tricolores saíram na bronca por um suposto pênalti não marcado e reclamando de falta no lance do gol alviengro.
O primeiro tempo de Fluminense x Botafogo foi bem movimentado e equilibrado. Apesar de estar no disputa para fugir da zona de rebaixamento do Brasileirão, o Tricolor das Laranjeiras dificultava a vida do Glorioso, líder da competição, obrigando John a trabalhar.
Matheus Martins esteve perto de deixar o Botafogo em vantagem no primeiro tempo, mas Fábio foi bem nas duas oportunidades do atacante para evitar o gol. Já Cano, Arias, Lima e Marcelo também pararam em John, levando o 0 a 0 no clássico para a segunda etapa.
O Fluminense deixou o campo no intervalo na bronca por um possível pênalti em jogada que Matheus Martins acertou o braço no rosto de Cano dentro da área. O Botafogo também reclamaram de um pisão de Marcelo e, Matheus Martins, que ficou só na conversas.
A etapa final de Fluminense x Botafogo teve Fábio despontando como grande candidato a nome do jogo. O goleiro tricolor impediu oportunidades de Luiz Henrique e Tiquinho Soares, salvando o Flu. Porém, o clássico acabou tomando outros rumos.
Após Nonato ter um choque de cabeça com Marçal, Felipe Melo foi chamado para repor a saída do meio-campista, que deixou o gramado de ambulância. Aos 50 minutos, o camisa 30 recebeu recuou dentro da própria área e cochilou.
O vacilo do veterno não foi perdoado por Gregore, que pressinou e conseguiu se antecipar a saída de Fábio. O toque do volante chegou em Luiz Henrique, totalmente livre e em condições de só empurrar para o gol vazio com os braços abertos, evitando comemorar o gol contra o clube de formação.
Fluminense x Botafogo – 27ª rodada do Brasileirão Série A
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro-RJ.
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Manoel, Antônio Carlos e Marcelo (Gabriel Fuentes); Martinelli (Nonato/Felipe Melo), Bernal, Serna (Keno), Arias e Lima (Ganso); Cano (Kauã Elias). Técnico: Mano Menezes.
Botafogo: John; Mateo Ponte (Allan), Adryelson (Bastos), Alexander Barboza e Marçal (Alex Telles); Gregore, Tchê Tchê, Luiz Henrique e Savarino (Almada); Matheus Martins (Carlos Alberto) e Tiquinho Soares (Igor Jesus). Técnico: Jair Ventura;
Gol: Botafogo – Luiz Henrique (50 min/2º).