O Corinthians hoje vive um momento complicado. Apesar das contratações que levantaram os ânimos dos torcedores, o Timão ainda não fugiu da zona de rebaixamento. Segundo informações do jornalista Jorge Nicola, a derrota por 2 a 1 contra o Botafogo no Brasileirão aumentou o risco de queda à Série B.
Em vídeo publicado no seu canal de Youtube, o especialista apurou dados de estatística de Tristan Garcia. O matemático que trabalha há muito tempo com futebol afirmou que o Atlético-GO, lanterna do Brasileirão, corre 95% de chances de risco de queda após 18 pontos conquistados em 26 partidas. Por sua vez, o Cuiabá tem 76% de probabilidade, o Corinthians 59% de chance e o Vitória 62%.
As quatro equipes que atualmente se encontram no Z4 do Brasileirão vivem momentos preocupantes para os seus torcedores. Entretanto, há outros clubes que ainda têm chances de rebaixamento, como o Fluminense com 25%, Criciúma com 30% e o Grêmio com 14%.
No entanto, Jorge Nicola explicou a situação específica do Corinthians na luta pelo rebaixamento: “Só uma curiosidade, Cuiabá que é o penúltimo, tem dois jogos a menos do que o Corinthians e o Vitória. Se ele vencer um desses jogos, ele se iguala em pontos aos dois concorrentes”. Portanto, o Timão precisa faturar vitórias para evitar uma situação ainda mais complicada no Brasileirão.
Atualmente, o Corinthians conta com apenas 25 pontos no Brasileirão, fruto de 5 vitórias, 10 empates e 11 derrotas. Porém, vive bom momento na Sul-Americana, onde enfrentará o Fortaleza na próxima terça-feira (17) e na Copa do Brasil, quando atuará contra o Flamengo em outubro. Para se livrar do rebaixamento, o Alvinegro precisa de mais 20 pontos em 12 partidas restantes para fugir do risco da Série B.